corpo-humano   / Curiosidades

Confira 10 fatos curiosos sobre o sangue

Descubra de onde vem a sua cor, como é produzido e mais!

Débora Zanelato Publicado sexta 19 novembro, 2021

Descubra de onde vem a sua cor, como é produzido e mais!
Confira 10 fatos curiosos sobre o sangue - Pixabay

1. Todo mundo sabe que não é possível viver sem o sangue circulando pelo corpo. Mas por que ele é tão essencial? A resposta é simples: o sangue transporta nutrientes indispensáveis para o nosso corpo, além de eliminar impurezas que não são boas para nós – por meio dos rins, que atuam como um filtro. Ou seja: a circulação sanguínea transporta nutrientes para as células e também recolhe o lixo delas.

2. Formado nos rins, o xixi é resultado da filtragem do sangue – é tudo o que não serve mais para o nosso líquido vermelho. Quase 95% do xixi é composto por água. Os outros 5% são substâncias em excesso no sangue.

3. Sabe por que o sangue é vermelho? É por causa das células conhecidas como hemácias (ou glóbulos vermelhos), que são maioria no sangue. Elas contêm hemoglobina, pigmento rico em ferro. Quando respiramos, o oxigênio que entra no corpo oxida (ou seja, enferruja) o ferro da hemoglobina. Essa reação resulta na tonalidade vermelha.

4. Quando crescemos, o volume de sangue também aumenta. A fábrica do sangue é a medula óssea. Esse tecido gelatinoso está em vários ossos, como o fêmur. A medula recebe ingredientes para formar as células do sangue, que, depois de prontas, são liberadas pelos vasos sanguíneos. Em geral, o volume do sangue no corpo corresponde a mais ou menos 7% do peso total – por isso, a quantidade varia muito de pessoa para pessoa.

5. Basta uma batida mais forte em alguma região do corpo para a sua pele ganhar aquela cor arroxeada. A explicação também está no sangue: os vasos sanguíneos da região, finos como um fio de cabelo, se rompem com a pancada e o sangue dentro deles se espalha. O roxo logo aparece porque esse sangue não fica mais tão líquido. Depois de uma semana, o corpo reabsorve tudo.

6. Quem dorme pouco costuma acordar com a região abaixo dos olhos um tanto arroxeada. São as famosas olheiras. A resposta para isso também está no sangue. Sob a fina pele da região estão muitos vasos sanguíneos. Aí, quando bate aquele cansaço, o corpo libera substâncias que fazem as veias ficarem mais largas. Tudo nessa área se torna mais aparente e surge uma sombra nos olhos.

7. Quando você come muitos alimentos salgados, como pipoca, o sódio presente no sal cai no sangue e provoca um desequilíbrio, deixando células sanguíneas desidratadas. É aí que o cérebro dá o comando para você sentir sede. Nunca ignore esse sinal.

8. Nosso corpo tem aproximadamente 160.000 quilômetros de vasos sanguíneos. Se fossem completamente esticados, os vasos de uma só pessoa seriam o suficiente para dar uma volta completa ao redor da Terra.

9. Há quatro tipos principais de células do sangue: A, B, AB e O. Cada um deles pode ser positivo ou negativo. O tipo AB é o receptor universal - pode receber sangue de pessoas de todos os outros tipos -, enquanto O negativo é o doador universal - pode doar para todos os outros.

10. Apenas mosquitos fêmeas se alimentam de sangue. E, para sugar todo o sangue de uma pessoa, seriam necessários cerca de 1,12 milhão de mosquitos!

Último acesso: 03 Dec 2021 - 04:49:34 (1100160).