ciencia   / Esportes

Como surgiu o skate?

Conheça melhor a história do mais novo esporte olímpico!

Renato Lamanna Publicado sexta 24 julho, 2020

Conheça melhor a história do mais novo esporte olímpico!
Imagem ilustrativa de um skatista - Pixabay

Nascido na Califórnia, nos anos 1950, o skate foi criado por surfistas que não queriam ficar parados quando o mar estava sem ondas. Foi aí que surgiu a ideia de colocar rodinhas de patins nas pranchas de surfe e sair pelas ruas da cidade.

Depois das pranchas de surf com rodinhas, a marca Roller Derby lançou, em 1959, o primeiro skate produzido em escala industrial. Ele era o mais simples o possível: tinha uma prancha reta com rodinhas presas por baixo.

O norte-americano Danny Bearer foi o primeiro campeão mundial de skate. Primeiro, ele foi coroado como Men’s Winner of the National Championships (campeão masculino do campeonato nacional, em tradução livre) em 1964 e, no ano seguinte, ganhou o campeonato mundial com o time Hobie Super Surfer Skateboard Team.

As primeiras pranchas eram completamente retas, o que dificultava na hora de fazer manobras, restringindo os pulos às rampas. Até que, em 1979, o norte-americano Alan Gelfand revolucionou o mundo do skate inventando o Ollie: pulo com o skate sem precisar de rampas. A partir daí, inúmeras manobras começaram a ser desenvolvidas.

Além de ser um ótimo exercício aeróbico, o skate ajuda no fortalecimento dos joelhos e dos músculos das pernas. Ainda trabalha a concentração para acertar as manobras e melhora o equilíbrio.

Com o tempo, as competições de skate ganharam o mundo. Durante uma votação com mais de 200 esportes inscritos, cinco foram selecionados para entrar no programa Olímpico de Tóquio, no Japão, onde acontecerão os próximos Jogos Olímpicos, adiados para o ano de 2021 devido a pandemia do coronavírus. O skate foi um deles, com as modalidades park (com uma pista para realizar as manobras) e street (com caixas que imitam obstáculos da rua). Haverá competições masculinas e femininas com 80 atletas de diversos países.

A história do skate possui grandes nomes que consagraram o esporte, como norte-americano Tony Hawk, que revolucionou a forma de andar, e Rodney Mullen, também dos Estados Unidos, inventor de inúmeras manobras. Também há brasileiros entre os grandes skatistas de todos os tempos. Caso de Bob Burnquist, maior medalhista do X-Games (principal competição de skate), e Luan Oliveira, número 1 no ranking da Street League Skateboarding.

Último acesso: 27 Sep 2020 - 00:22:04 (1100146).