ciencia   / Ciência

“Se algo pode dar errado, vai dar errado”: Entenda a história da Lei de Murphy

Criada quase que sem querer, ela já chegou a ganhar prêmios mas nunca foi comprovada. Entenda!

Letícia Yazbek Publicado sexta 5 março, 2021

Criada quase que sem querer, ela já chegou a ganhar prêmios mas nunca foi comprovada. Entenda!
Imagem ilustrativa de um café derramado em livros - Pixabay

Você já ter ouvido falar na tal lei de Murphy. Ela pode ser resumida em uma frase, dita pelo panamenho Edward A. Murphy Jr., criador dessa história: “Se algo pode dar errado, vai dar errado”. Murphy era engenheiro da Força Aérea norte-americana e soltou a frase, em 1949, depois de uma sequência de erros enquanto testava a tolerância dos humanos à aceleração da gravidade.

Com o fracasso na experiência, John Stapp, um colega de Murphy, resolveu fazer propaganda da frase e decretou a criação da lei de Murphy. Assim, ela se espalhou pelo mundo todo!

Em 2003, a lei ganhou até o prêmio IgNobel, dado a invenções consideradas surpreendentes. O evento ressaltou a ideia de que a criação de Murphy ajuda as pessoas a refletirem, fazendo com que todos pensem que o pior pode acontecer.

Estudos e experiências já tentaram comprovar cientificamente a lei, mas concluíram que ela é apenas uma brincadeira. O importante é aproveitar um momento ruim ou de falta de sorte para colocar o bom humor em ação e dar boas risadas de si mesmo.

A lei de Murphy inspirou outras frases, como "Ninguém está ouvindo o que você diz, até você falar uma besteira", "Quanto mais pressa você tem, mais devagar a fila anda" e "Saiu sem guarda-chuva? Pode apostar que vai chover!".
 

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:31:29 (1099484).