De onde veio a água do planeta Terra?

Diferentes teorias explicam a presença da água no nosso planeta. Conheça as principais delas

Letícia Yazbek Publicado quarta 13 maio, 2020

Diferentes teorias explicam a presença da água no nosso planeta. Conheça as principais delas
- Reprodução

O mais provável é que a água tenha surgido na formação da Terra, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Isso porque a água é formada a partir da ligação química do hidrogênio e oxigênio, gases presentes no universo e que faziam parte da enorme nebulosa que deu origem ao Sol e aos planetas do sistema solar.

Mas, inicialmente, como a temperatura na Terra era elevada por causa de sucessivas erupções vulcânicas, a água era encontrada apenas na forma de vapor. Com o passar de milhões de anos, a temperatura da superfície e da atmosfera foi reduzindo até que a água existissem também nas formas sólida e líquida. Foi aí que ela teria dado origem aos chamados oceanos primitivos.

Outra teoria defende que a água que havia durante a formação da Terra logo evaporou se perdeu. A água que temos hoje teria sido trazida por cometas e asteroides - que têm a substância em sua composição. Após uma série de colisões com a Terra, esses corpos teriam deixado uma grande quantidade de água na superfície, que, ao longo de milhões de anos, se transformou nos oceanos que conhecemos.

Muitos especialistas acreditam que uma mistura das duas teorias explicaria de forma mais completa a origem da água em nosso planeta. Parte dela estaria aqui desde a formação do nosso planeta, e parte teria vindo depois, com os cometas e asteroides. O que sabemos é que a água que bebemos e que faz parte do nosso corpo já esteve vagando pelo espaço muito antes da formação da Terra.


+Saiba mais sobre o universo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking (2016) - https://amzn.to/3fBcaLU

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (2015) - https://amzn.to/2SKbFFg

Um universo que veio do nada, de Lawrence Krauss (2012) - https://amzn.to/2YGFZ7N

O nascimento do universo, de Judith Nuria Maida e Fernando Vilela (2019) - https://amzn.to/3fuxceT

Universo, de Thmas Eaton (2017) - https://amzn.to/2zXMj07

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Último acesso: 26 Sep 2020 - 23:36:07 (1098509).