ciencia   / Ciência

Da roda ao computador: 8 invenções que mudaram o mundo

8 invenções que mudaram o mundo

Isabella Bisordi Publicado segunda 11 maio, 2020

8 invenções que mudaram o mundo
Selecionamos 8 invenções que revolucionaram o mundo - Reprodução/Pixabay

 

A História do mundo sempre foi traçada com base em acontecimentos que revolucionaram a maneira como nos comunicamos, nos alimentamos, nos divertimos, consumimos produtos e vivemos de modo geral. Muitas invenções, por exemplo, foram as grandes responsáveis por mudarem a vida dos seres humanos nas mais diversas áreas. 

Mas quais foram essas invenções e porque elas foram tão importantes? Reunimos algumas delas com um breve resumo da sua história! Dá uma olhada:

1. A roda: apesar de ser muito difícil de definir sua verdadeira origem, a primeira roda encontrada por estudiosos foi criada há mais de 7 mil anos atrás na antiga Mesopotâmia - atual Iraque. Feita com uma placa de argila, acredita-se que ela girava em torno de um eixo fixo e, depois, passou a ser utilizada em carruagens. As rodas tornaram-se essenciais para a humanidade, já que possibilitam o transporte, a geração de energia, construções, dentre muitas outras utilidades.

Reprodução Pixabay

2. A energia elétrica: já imaginou viver em um mundo sem energia elétrica? Hoje, muitas das facilidades que temos dependem dela - mas nem sempre foi assim. Os primeiros estudos sobre a eletricidade foram feitos pelo filósofo e matemático Tales de Mileto, no século VI a.C., na Grécia Antiga. Ao esfregar lã de animais em um fóssil chamado âmbar, descobriu o poder de atração de alguns objetos. No século XVIII, a descoberta de Benjamin Franklin sobre para-raios, aos poucos, possibilitou maiores pesquisas sobre o assunto. Até que, em 1879, Thomas Edison conseguiu produzir uma iluminação elétrica dentro de uma ampola de vidro. Assim foi criada a lâmpada que, pela primeira vez, passou a ser comercializada ao redor do mundo.

Divulgação Pixabay

3. O telefone: muuuito antes da era dos smartphones, os telefones surgiram por acaso no ano de 1876. Alexander Graham Bell, que fazia experiências para otimizar o telégrafo com a ajuda de Thomas Watson, seu assistente, certa noite escutou um som diferente do outro lado da linha, quando Watson puxou a corda do transmissor. Dias depois, a invenção foi patenteada e realizada a primeira mensagem completa por voz pelo aparelho.

Divulgação Pixabay

4. O computador: há poucos anos, os computadores eram bem diferentes dos que utilizamos hoje. Acontece que, desde a sua criação, a tecnologia vem acompanhando a evolução da humanidade, e tornando-se cada vez mais ágil para atender nossas necessidades. A primeira máquina considerada um computador foi criada no século XIX pelo matemático Charles Babbage, o “Pai da Informática”. No entanto, apenas em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, o primeiro computador digital eletrônico, chamado ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator) foi criado por John Presper Eckert e John W. Mauchly, com a intenção de auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística. O mais curioso é que, hoje, comparado aos computadores que temos, o processador do ENIAC era menor do que uma calculadora!

Divulgação Pixabay

5. A bússola: essencial para a orientação geográfica, as primeiras bússolas foram criadas pelos chineses no século I - era utilizado um prato para representar a Terra e uma colher magnética para guiar as pessoas. Mas foi no século XIII que Flávio Gioia, marinheiro italiano, aperfeiçoou a bússola ao colocar uma agulha sobre um cartão com desenho da rosa-dos-ventos, e foi graças à essa invenção que as grandes navegações pelo mundo passaram a acontecer. Já no século XIX, a bússola moderna que conhecemos hoje foi elaborada por William Sturgeon, que construiu o primeiro eletroímã.

Divulgação Pixabay

6. A pólvora: durante o século IX, na China, alquimistas descobriram acidentalmente a pólvora ao buscarem pelo “elixir da imortalidade”. Misturando salitre, enxofre e carvão de madeira, no início, a “pólvora negra” era usada apenas por diversão em fogos de artifício. No entanto, não demorou muito para que novas descobertas fossem feitas com a mistura, dando origem às primeiras armas de fogo utilizadas em batalhas e, mais tarde, à outras armas como os canhões.

Divulgação Pixabay

7. A penicilina: a penicilina proporcionou grandes avanços na medicina, já que, a partir dela, muitos outros antibióticos foram criados. O mais curioso, no entanto, é que ela foi criada de maneira acidental. Ao voltar da Primeira Guerra, em 1929, Alexander Fleming começou a estudar mais sobre uma bactéria responsável por infeccionar os soldados. No entanto, ao sair de férias, esqueceu suas pesquisas em cima da mesa e, quando retornou algumas semanas depois, percebeu que suas culturas de bactérias estavam contaminadas por mofo. Em volta dos locais contaminados, alguma substância estava contendo a sua proliferação. E foi assim que, ao estudar suas propriedades, descobriu uma maneira de curar determinadas doenças.

Divulgação Pixabay

8. O avião: revolucionando o tempo de locomoção de uma cidade para a outra - e até de um país para o outro - o avião foi uma das invenções mais importantes da humanidade. Tudo começou em 1901, quando o brasileiro Santos Dummont desenvolveu o primeiro balão dirigível da história. Anos depois, em 1906, apresentou o 14-Bis, primeira máquina capaz de decolar apenas com o controle de um piloto. Ao mesmo tempo, os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright realizavam inúmeros experimentos de vôo, e afirmam terem conseguido pilotar um avião em 1903. No entanto, somente em 1908 que a dupla apresentou em público sua invenção.

Divulgação Pixabay

E aí, curtiu o tema? Para conhecer muitas outras invenções que revolucionaram o mundo, confira esses livros que estão disponíveis na Amazon:

1. 1001 invenções que mudaram o mundo: https://amzn.to/35ShR3i

Divulgação

2. Invenções - Criações que mudaram a História: https://amzn.to/3blo5tW

Divulgação

3. Comunicação: ideias que mudaram o mundo: https://amzn.to/2xTLbdt

Divulgação

4. 80 invenções que mudaram o mundo: https://amzn.to/3fF2sbj

Divulgação

5. História das invenções: https://amzn.to/2YW62I2

Divulgação

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipAM
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Clique nos links abaixo para comprar os produtos na Amazon: 

1. 1001 invenções que mudaram o mundo: https://amzn.to/35ShR3i
2. Invenções - Criações que mudaram a Hhistória: https://amzn.to/3blo5tW
3. Comunicação: ideias que mudaram o mundo: https://amzn.to/2xTLbdt
4. 80 invenções que mudaram o mundo: https://amzn.to/3fF2sbj
5. História das invenções: https://amzn.to/2YW62I2

Último acesso: 27 Sep 2020 - 00:50:00 (1100529).