Lendo com as mãos: Entenda como funciona o sistema de escrita Braile

Saiba como é utilizado esse sistema de linguagem repleto de símbolos em alto-relevo que funciona por meio do tato

Letícia Yazbek Publicado terça 22 dezembro, 2020

Saiba como é utilizado esse sistema de linguagem repleto de símbolos em alto-relevo que funciona por meio do tato
Imagem ilustrativa do sistema de Braille - Pixabay

O sistema de escrita Braile é um processo de escrita e leitura baseado em 63 símbolos em alto-relevo, que surgem da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada.

Os símbolos representam letras, algarismos e sinais de pontuação. O Braile é usado por pessoas que não enxergam ou têm baixa visão e funciona por meio do tato, com uma ou duas mãos. A leitura é feita da esquerda para a direita.

O código foi criado pelo francês Louis Braille, em 1825. Aos 3 anos, Louis teve o olho perfurado por uma ferramenta na oficina do pai. O incidente causou uma grave infecção, que resultou em cegueira nos dois olhos. Então, aos 16 anos, ele simplificou outros métodos de escrita em relevo já existentes. O código de Braille se tornou popular no Instituto Nacional de Jovens Cegos, onde ele estudava, e foi adotado oficialmente pela instituição em 1854. Até o fim do século 19, se espalhou pelo mundo.

O Braile é codificado em diferentes níveis. No grau 1, as palavras são escritas letra por letra. Ele é mais fácil de aprender, mas é mais demorado para ser transcrito e lido. A maioria dos livros que usam o sistema é escrita em grau 2, que combina as letras e as substitui por palavras. Por exemplo: o sinal para N representa não, e ABX significa abaixo. No inglês, a letra Y quer dizer you (você) e B significa but (mas).

Hoje, o Braile é utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil - são cerca de 500 mil pessoas que usam esse sistema. Institutos como o Benjamin Constant, o Dorina Nowill e muitos outros pelo país oferecem programas de aprendizado e capacitação em Brasil, e fornecem material sobre o assunto.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:08:32 (1098675).