Área 51, em Nevada, Estados Unidos - Wikimedia Commons
Mistérios

Os mistérios por trás da Área 51, um dos lugares mais secretos da Terra

Criada em 1955, ela faz parte de uma enorme base da Força Aérea norte-americana. Saiba mais!

Shirley Paradizo Publicado em 12/02/2021, às 07h00 - Atualizado em 07/05/2022, às 09h00

Localizada no deserto de Nevada (Estados Unidos), a Área 51 foi criada em 1955 e faz parte de uma enorme base da Força Aérea norte-americana, chamada Nellis. É proibido sobrevoar o local e, é claro, ultrapassar os limites em terra. Só quem está autorizado se aproxima. Tanto mistério fez com que muita gente acreditasse que o lugar guarda OVNIs capturados pelo exército.

Os Estados Unidos costumavam negar a existência da Área 51. Até que, em 2013, o governo liberou um documento revelando o mistério: o lugar serve para desenvolver aviões secretos. Ali teria surgido, por exemplo, o Lockheed U2 (aeronave criada para espionar os russos).

Várias histórias

A mais famosa história sobre a Área 51 aconteceu em 1947, em Roswell, no Novo México (Estados Unidos). Conta-se que um OVNI teria caído numa fazenda da região e que os destroços foram levados para a base. O objetivo era usar as peças e montar uma nave igual. Uma teoria da conspiração diz até que os aliens sobreviventes ainda estão lá!

 

Há quem acredite que o lugar seja, na verdade, a entrada para um reino subterrâneo, onde tropas norte-americanas lutariam contra alienígenas. Outra lenda diz que, sob a terra, existem laboratórios de pesquisas e túneis que ligam várias cidades.

As informações oficiais são poucas, mas acredita-se que os militares dos Estados Unidos continuem utilizadno a Área 51 para desenvolver aeronaves de ponta. 

Como em todo local usado para o desenvolvimento de novas tecnologias, quem trabalha na Área 51 assina um contrato concordando em manter tudo em segredo. Os prédios não têm nem janelas!

As poucas imagens aéreas mostram que a Área 51 é uma base como outra qualquer: tem hangar para aeronaves, pista de pouso, portaria, antenas de radar, edifícios e até um campo de beisebol — provavelmente para divertir quem trabalha por lá.


+Saiba mais sobre a Ciência por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/2WCqfA5

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/2YRROYX

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/2yz6PUC

Ciência no cotidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância! de Natalia Pasternak e Carlos Orsi (2020) - https://amzn.to/2YMX4g2

Teoria Geral Do Estado E Ciência Política, de Alvaro Cicco (2020) - https://amzn.to/3ccHu1c

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Estados Unidos Planetário Rússia Teorias conspiração Área 51 deserto mistério curiosidade Nevada OVNI Roswell av militar Base força-aérea segredos

Leia também

Você sabe qual é o planeta mais quente do Universo?


10 fatos curiosos sobre a Lua


Mitos e verdades sobre a Lua, o satélite natural da Terra


Conheça a história de Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir para o espaço


Caçador de planetas: Conheça o telescópio Kepler


Conheça os objetos deixados na Lua pelos astronautas