Planeta Vênus - Pixabay
Espaço

10 curiosidades sobre Vênus, o segundo planeta do Sistema Solar

Saiba mais sobre o o planeta mais quente do Sistema Solar

Letícia Yazbek Publicado em 27/08/2021, às 14h00 - Atualizado em 23/07/2022, às 11h00

1. Observado desde a Antiguidade, Vênus era chamado de estrela Dalva ou estrela vespertina, por causa de seu forte brilho. A órbita do planeta foi estudada pela primeira vez pelo cientista e astrônomo persa Avicena, que, por volta do ano 1000, confirmou que Vênus estava mais perto da Terra do que o Sol.

2. Em 1610, o italiano Galileu Galilei observou as fases de Vênus. Já a atmosfera do planeta foi estudada em 1761, pelo pesquisador russo Mikhail Lomonossov.

3. O nome do planeta foi dado na Roma Antiga, em homenagem à Vênus, deusa romana do amor e da beleza, devido ao brilho que o objeto emana no céu noturno.

4. Vênus tem o tamanho e a massa muito parecidos com os da Terra. São 12.104 quilômetros de diâmetro e 4.867.000.000.000.000.000.000.000 quilos de massa. Já a Terra tem 12.742 quilômetros de diâmetro e 5.970.000.000.000.000.000.000.000 quilos de massa.

5. O planeta está a uma distância de 108.200.000 quilômetros do Sol. Apesar de ser o segundo planeta mais próximo do Sol (o primeiro é Mercúrio), Vênus é o mais quente de todos. Isso porque a atmosfera por lá é 93 vezes mais densa do que a da Terra. Ela é composta por 96,5% de dióxido de carbono e 3,5% de nitrogênio. A grande quantidade de dióxido de carbono provoca um forte efeito estufa, que eleva a temperatura da superfície até 482 graus Celsius.

6. A pressão atmosférica na superfície é cerca de 90 vezes maior do que a da Terra. Os ventos em Vênus podem alcançar os 400 quilômetros por hora. E sabia que nesse planeta chove ácido sulfúrico? Ele é produzido em uma reação química que ocorre na atmosfera. Mas a chuva não chega à superfície: ela forma nuvens densas, que aumentam o efeito estufa.

7. O núcleo, com diâmetro de 6 mil quilômetros, é formado por ferro e coberto por um manto composto de rocha derretida. A superfície é composta principalmente por basalto, rocha de origem vulcânica. Também há grandes planícies, montanhas e pelo menos 1600 vulcões! Não há água na superfície — os cientistas acreditam que há pouca quantidade da substância na atmosfera.

8. Um ano em Vênus corresponde a 224 dias terrestres — esse é o tempo que o planeta leva para dar uma volta completa ao redor do Sol. E um dia em Vênus corresponde a 243 dias terrestres. Isso quer dizer que o planeta demora mais para completar uma órbita em torno de si mesmo do que em torno do Sol.

9. Vênus não tem nenhuma lua conhecida. Mas o posicionamento do planeta em relação à Terra e ao Sol dá origem às fases de Vênus, parecidas com as da Lua. Durante as fases, a parte iluminada que vemos do planeta muda. As fases de Vênus só podem ser observadas com um telescópio, mas o planeta pode ser visto a olho nu, principalmente durante o amanhecer e o anoitecer, e aparece como um ponto brilhante perto do Sol.

10. Vênus é o único planeta do nosso sistema solar que gira no sentido anti-horário — se passássemos um dia inteiro por lá, veríamos o Sol nascer no oeste e se por no leste, ao contrário do que acontece na Terra.

Terra Planetário espaço astronomia Planetas sol nome homenagem Antiguidade atmosfera calor universo Vênus quente distância massa

Leia também

Você sabe qual é o planeta mais quente do Universo?


10 fatos curiosos sobre a Lua


Mitos e verdades sobre a Lua, o satélite natural da Terra


Conheça a história de Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir para o espaço


Caçador de planetas: Conheça o telescópio Kepler


Conheça os objetos deixados na Lua pelos astronautas