Imagem promocional de Chaves - Divulgação/Televisa
Séries

Tinha que ser o Chaves mesmo! Há 51 anos, estreava a série mexicana mais amada pelos brasileiros

Celebre o aniversário de Chaves com 5 curiosidades sobre a icônica produção que conquistou a América Latina

Daniela Bazi Publicado em 21/06/2021, às 19h00 - Atualizado em 25/06/2022, às 10h00

No dia 20 de junho de 1971, estreava na Televisa a série de comédia que ficaria marcada nos corações milhares de pessoas em toda a América Latina: Chaves. A produção criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños permaneceu ao ar por 49 anos, sendo retirada da televisão latino-americana em 2020 após a falta de acordo entre a emissora e a família do eterno Chaves.

Apesar de ser uma produção mexicana, a história do menino que vivia em um barril e seus colegas da vila é amada até os dias atuais por todo o continente. Para comemorar os 51 anos da turma do Chaves, confira abaixo cinco curiosidades sobre a inesquecível série.

1.  Início inesperado

Chaves não começou como uma série logo de cara. Inicialmente, Bolaños planejou a história apenas para ser um quadro de um programa chamado “Chespirito”. No entanto, conforme revelado por seu próprio filho Roberto Gómez Fernández, os planos acabaram mudando após o público receber tão bem a trama, e se tornou uma série completa.

2. Pequeno Shakespere

Além de ser o nome do programa, Chespirito também era o apelido de Roberto Bolaños. O apelido significa “Pequeno Shakespeare”, e foi dado pelo diretor Agustín Delgado após o mesmo ficar impressionado com um roteiro escrito pelo ator para o filme “Los Legionarios” e dizer que ele era um pequeno William Shakespeare — famoso poeta, dramaturgo e ator inglês.

3. Sucesso internacional

O programa deu tão certo que se tornou praticamente impossível permanecer apenas no México. Dois anos após a sua estreia, “El Chavo del Ocho”, seu título em espanhol, já era exibido para quase todos os países da América Latina. No Brasil, a produção começou a ser transmitida no ano de 1984, através do SBT.

Mas não para por aí! Chaves também já chegou a ser transmitido em nações como Tailândia, Grécia, China e Japão. De acordo com o Istoé, mais de 90 países passaram o programa em suas redes de televisão.

4. Significado do apelido da Dona Clotilde

O apelido “Bruxa do 71”, dado para a personagem Dona Clotilde dentro da série não surgiu do nada. O 71 do nome e do seu apartamento é uma referência ao ano em que a atriz, Angelines Fernández, começou a trabalhar com Bolaños, 1971.

5. O sumiço de Chiquinha

Durante o ano de 1974, a personagem Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de las Nieves, passou um tempo sem aparecer no seriado. Isso aconteceu pois a atriz acabou engravidando e, para a história não ficar sem sentido, os escritores disseram que a filha do Seu Madruga estava morando com as tias no interior.

Aniversário Entretenimento William Shakespeare comédia Séries Angelines Fernández Chiquinha Seu Madruga Chaves Kiko Roberto Gómez Fernández Roberto Bolaños 50 anos Dona Florinda El Chavo Agustín Delgado

Leia também

O momento mais difícil da vida de V, do BTS


Disney anuncia eventos e ações especiais para celebrar o Star Wars Day


Nicholas Galitzine, de 'Uma Ideia de Você', volta a elogiar o BTS


Vídeo de álbuns do SEVENTEEN nas ruas do Japão viraliza e fãs reagem; veja!


O integrante do BTS que IU gostaria de ter trabalhado antes de Suga


Mickey e Ursinho Pooh deverão se enfrentar em novo filme de terror