Lisa em teaser de "Lalisa" - Divulgação/ YG Entertainment
Lisa

Quem é Lisa, do BLACKPINK?

Conheça a história e carreira de Lisa, a maknae do BLACKPINK

Izabela Queiroz Publicado em 01/10/2023, às 14h00

Elas são o momento! O BLACKPINK foi criado em agosto de 2016 pela YG Entertainment onde quatro garotas debutaram ao som de “Boombayah” e “Whistle”, faixas do primeiro single álbum do grupo intitulado ‘Square On’.  

Desde então, os nomes e os rostos do quarteto circulam não só os veículos de comunicação da Coreia do Sul, mas sim, toda a mídia mundial, como um sinal de que o BLACKPINK se tornou um sucesso global —  e uma das responsáveis pelos milhares de fãs que o grupo conquistou ao redor do mundo é Lisa, a integrante mais nova da formação que conta ainda com Jisoo, Jennie e Rosé.

Quem é Lisa?

Antes de abordar o sucesso da idol, vamos voltar as suas origens. Em 27 de março de 1997 na província de Buriram, na Tailândia, nascia Pranpriya Manoban, nome pelo qual Lisa foi registrada ao nascer — ao qual ela trocou para Lalisa Manoban após se consultar com uma vidente. O novo nome significa "aquele que é louvado".

A garota que é filha única de uma mulher tailandesa e que, de acordo com o Kprofiles, tem como padrasto um dos melhores chefs suíços certificados na Tailândia, Marco Brüschweiler, se mudou para Bankok com a sua família aos três anos de idade.

Desde muito jovem, ela já expressava seu amor pela dança, participando de diversas competições e grupos dedicados ao assunto. Dentre as formações que Lisa fez parte, vale destacar a We Zaa Cool, onde a artista performou ao lado de BamBam, do Got7, idol que ela compartilha uma grande amizade desde a infância.

Primeiros passos rumo ao estrelato

Em 2010, quando Lisa tinha apenas 13 anos de idade, ela decidiu testar suas habilidades e participou das audições para a YG Entertainment que aconteceram na Tailândia, onde ela foi a única concorrente do país a ser aceita na agência sul coreana. Como resultado da conquista, Lisa deixou sua família e amigos para trás e se mudou sozinha aos 14 anos para a Coreia do Sul em 2011 a fim de se tornar trainee e perseguir seu sonho de se tornar uma grande idol.

Não demorou muito para que ela visse seus esforços sendo recompensados, visto que, cerca de dois anos como trainee, mais precisamente em 2013, ela deu as caras pela primeira vez em um MV de K-pop, ao aparecer em ‘Ringa Linga’ do Taeyang, integrante do BIGBANG. Ache a Lisa!

Vale lembrar que Lisa foi treinee por 5 anos e 3 meses e ainda nessa época, se tornou uma grande amiga de Jennie, visto que a tailandesa não falava coreano e Jennie era a única que falava inglês dentre os demais treinees. Ainda assim, o tempo a transformou em uma verdadeira poliglota, já que além de ter aprendido a língua da Coreia do Sul, Lisa também sabe se comunicar em tailandês, inglês, japonês e o básico de chinês.

Finalmente, idol

Em 2016, Lisa se tornou a segunda garota a ser confirmada como uma das quatro integrantes do BLACKPINK e devido ao seu sucesso, Lisa se tornou conhecida como "A Princesa da Tailândia" em seu país de origem.

Em 2018, a idol passou a aparecer em programas de variedades, como o reality show ‘Real Men 300’, que permitia que os famosos experimentassem como é a rotina de um soldado das forças armadas na Coreia do Sul. Logo após, ela se tornou mentora do programa ‘Youth With You’, a fim de ajudar trainees a melhorarem suas habilidades e se preparem para o debut. Ainda no mesmo ano, ela criou o seu próprio canal no YouTube, o Lilifilm Official, onde ela posta vlog e vídeos de dança.

Mostrando que esse é apenas o começo de uma longa carreira, em 10 de setembro de 2021, Lisa estreou como solista com o primeiro álbum single "Lalisa".

música Entretenimento solo Rosé Lisa Jennie k-pop Albúm Blackpink Jisoo

Leia também

Weki Meki lança single de disband “CoinciDestiny”; assista!


Ariana Grande comenta sobre piadas impróprias em séries da Nickelodeon


Fãs iniciam celebrações do 11º aniversário de debut do BTS


5 motivos para assistir Divertida Mente 2


BTS: Fãs se emocionam com reencontro de V e Jimin em dispensa militar de Jin


Hannah Montana: 13 anos depois, Disney 'ressuscita' peruca da personagem