Curupira - Divulgação
Filme

Dia do Folclore Brasileiro: conheça curtas que abordam o assunto

Data é comemorada no domingo (22) e, no Rio de Janeiro, será comemorada com exibição de filmes

Redação Publicado em 18/08/2021, às 15h21 - Atualizado às 15h32

No próximo domingo (22) é comemorado o Dia do Folclore Brasileiro e, sabendo disso, as cidades de Guapimirim e Rio Bonito, no Rio de Janeiro, recebem o projeto "Cinema Presente", que tem como objetivo democratizar o acesso à riqueza cultural do audiovisual e da dramaturgia do cinema brasileiro. Em 2020, 16 cidades foram percorridas pelo projeto que empregou mais de 300 pessoas, e teve a presença de mais de 3 mil pessoas.

Tudo com total segurança e seguindo os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde). O projeto retorna em 2021 para finalizar o ciclo de 2020, já que não foi possível continuar as transmissões dos filmes devido ao agravamento da pandemia no Estado do Rio de Janeiro. 

"O Cinema Presente na Praça resgata a experiência do cinema por completo, realizando a sétima arte ao ar livre, em família e em segurança, ocupando lugares públicos com cultura nacional, em formação de plateia em cidades que não possuem salas de cinema", conta Felipe Flores, diretor geral do Cinema Presente, e da Flores & Filmes.

Alguns filmes brasileiros também se baseiam muito no folclore, através dos mitos, lendas, ensinamentos e expressões artísticas de cada região do país. O folclore considerado uma manifestação popular, traz consigo um conjunto de tradições capazes de prender a atenção dos telespectadores e ensinar um pouco mais da identidade social de cada comunidade, levando mais informação também ao público da terceira idade que muito se manteve em casa devido a pandemia. 

Um pouco da história do Folclore 

O Dia do Folclore, no Brasil, foi oficialmente marcado em 1965, celebrado todo 22 de agosto, com o objetivo de incentivar estudos e a preservação das tradições. Mitos e lendas que se transformaram ao longo do tempo em contos, músicas, peças teatrais e filmes. Segundo Felipe Flores: "Filmes nacionais despertam o interesse por mostrar o espelhamento do seu povo em ocupação de lugares públicos."

O Cinema Presente na Praça resgata a formação de plateia por completo, desde a sua linguagem, expressões, atuações e pontos que envolvem a realidade dos aspectos sociais, culturais e educacionais do próprio telespectador. Por ser um cinema ao ar livre, atrai muitas famílias, e com segurança em lugares públicos, inclusive disponibiliza espaço para Pessoas com Deficiência. 

O projeto tem como um dos seus alicerces a preocupação com o meio ambiente, com reciclagem das embalagens consumidas e projeção em tela de LED, que confere redução de 75% de energia nas exibições. O cinema itinerante recebeu o Selo Verde de sustentabilidade realizando o plantio de árvores e reduzindo a taxa de emissão de carbono. 

O Cinema Presente ainda conta com a parceria e presença da Nave Enel, um veículo interativo e tecnológico que proporciona aos visitantes experiência com vídeos 3D e jogos que mostram os impactos das ações humanas no meio ambiente. O espaço conta com duas áreas, sendo uma destinada à exibição de vídeos educativos e outra para jogos. Os jogos são interativos e têm como objetivo educar os participantes para os temas da cidadania, meio ambiente e destinação correta dos resíduos recicláveis. 

No evento será exibido a série de curtas "Juro que Ví" com as animações: A Lenda do Saci, O Curupira, O Boto, A Lenda da Iara e Matinta Pereira . Dia 21 de Agosto acontecerá a sessão em Guapimirim e Domingo, dia 22, Rio Bonito. 

cinema Entretenimento Rio de Janeiro Filme folclore Saci

Leia também

Wally, o Jacaré Loki, é dado como desaparecido nos Estados Unidos


Cha Eunwoo e Moon Ga Young, de 'True Beauty', se reencontram em evento


PLEDIS Entertainment confirma primeiro comeback do TWS


Sunmi revela detalhes sobre novo comeback, previsto para junho


BIGHIT Music anuncia que irá tomar medidas legais contra difamações sobre o BTS


Diretor da Disney confirma teoria sobre parentesco de Tarzan, Elsa e Anna