Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Planetário / Estrelas

Não é o Sol: Qual é a maior estrela do universo?

Apesar de ser muito grande, o Sol está longe de ser a maior estrela. Descubra qual é!

Letícia Yazbek Publicado em 08/10/2021, às 10h00 - Atualizado em 26/06/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
UY Scuti, a maior estrela do universo - Wikimedia Commons
UY Scuti, a maior estrela do universo - Wikimedia Commons

Apesar de ser muito grande, com cerca de 1,4 milhão de quilômetros de diâmetro, o Sol está longe de ser a maior estrela do universo. Muitas estrelas são bem menores que o Sol, mas também há aquelas que são tão maiores que ele que são medidas em raios solares — quantas vezes são maiores do que o nosso Sol.

Ainda há muito para se descobrir no universo, e mesmo as estrelas já conhecidas são difíceis de medir com exatidão, pois elas não têm as extremidades bem definidas. Mas a maior estrela conhecida é a UY Scuti, localizada a 9500 anos-luz da Terra, na constelação de Scutum.

A UY Scuti foi observada por astrônomos alemães em 1860, mas foi só em 2012, com o Very Large Telescope, instalado no Chile, que os pesquisadores perceberam seu real tamanho.

Estima-se que a UY Scuti tenha um raio de aproximadamente 1.708 raios solares — se fosse posicionada no lugar do Sol, ela ocuparia todo o espaço que vai do Sol até a região que ultrapassa Júpiter.

Devido à dificuldade de determinar um tamanho exato, a margem de erro para o raio da UY Scuti é de 192 solares. Por isso, ela pode medir de 1.516 a 1.900 raios solares, e pode ser menor do que outras estrelas de tamanho parecido, como a WOH G64, que têm de 1.504 a 1.730 raios solares, e a RW Cephei, com cerca de 1.535 raios solares.

A UY Scuti tem uma luminosidade 340.000 vezes superior à do Sol. No entanto, sua massa é apenas 10 vezes maior do que a da nossa estrela.