Zoo

Tudo sobre o cavalo-marinho

Um peixe diferente!

Um dos bichos mais curiosos do mundo, o cavalo-marinho recebeu este nome por ter uma cabeça bem parecida com a dos cavalos: possui uma cabeça alongada e tem até crina. Apesar de ser um peixe, ele não apresenta escamas e não consegue nadar muito bem.

Inimigos à vista
Por serem muito frágeis, os cavalos-marinhos são bem discretos e costumam se camuflar entre pedras, algas e corais para escaparem dos inimigos. Algumas espécies conseguem mudar de cor para se “misturar” ao ambiente. Outras ainda contam com espinhos e saliências que servem para confundir os predadores.

Preguiçoso, eu?
As nadadeiras do cavalo-marinho são bem pequenas. Eles se movem devagar e precisam se esforçar muito para não serem arrastados pelas correntezas. Por isso, ele prefere viver em águas calmas.

Que fome! 
Para se alimentar, o cavalo-marinho prende sua cauda em algas, corais e plantas e ficam esperando bem quietos a passagem de larvas de camarões, pequenos moluscos e outros animais minúsculos. Eles sugam a água e comem os bichos.

Pai dedicado
O cavalo-marinho macho possui uma bolsa como a do canguru, onde a fêmea deposita os ovos. Lá, os filhotes nascem e crescem até serem liberados quando estão fortes para sobreviverem sozinhos. 

Para todos os gostos
Existem no mundo todo cerca de 40 espécies de cavalos-marinhos, com cores, tamanhos e formatos bem variados. Conheça algumas delas:

Gigante
O maior cavalo-marinho do mundo é o Hippocampus ingens. Na fase adulta, ele chega a medir 35 centímetros.


Minúsculo!
O cavalo-marinho-anão é menor do todos. Com no máximo 2,5 centímetros de comprimento, ele vive apenas no oceano do Golfo do México.



Dragão marinho
Um dos mais curiosos é o dragão-do-mar, que tem uma estrutura óssea em forma de folha que serve como disfarce contra predadores. Essa espécie é bem rara e vive na Austrália. 



Bem brasileiro
No Brasil, existem duas espécies de cavalo-marinho: Hippocampus erectus e Hippocampus reidi, que podem ser encontrados em regiões pouco profundas dos nossos mares e mangues.


Ficha do bicho
Onde vive: em águas quentes do mundo todo
Tamanho: de 2 milímetros a 35 centímetros
Tempo de vida: até 5 anos
Filhotes: até 500 filhotes de uma vez




31/01/2017 - 07:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui