Zoo

Quem são os animais que se regeneram?

Você já viu algum por aí?

A capacidade de se regenerar quando perde alguma parte do corpo parece um super-poder ou alguma maluquice de ficção científica. Nós, humanos, não temos essa habilidade, porém, alguns animais da natureza fazem isso muito bem! Quer conhecer alguns deles?


- Estrela do Mar: Para esse bicho, a regeneração de partes do corpo é extremamente simples. Desde que tenha alguma parte do meio intacta, seus braços podem crescer completamente do zero, por causa da simplicidade dos seus órgãos e tecido.


- Lagartixa: No caso das nossas amiguinhas pegajosas, apenas a sua cauda tem capacidade de regeneração. O mais interessante é que elas usam isso como mecanismo de defesa: quando estão para ser atacadas, elas “soltam” seu rabo para distrair o predador enquanto ela foge. Depois disso seu rabo cresce novamente, mas sempre menor do que o tamanho original.


- Salamandra: Diferentemente da lagartixa, a salamandra não tem a capacidade de se desfazer de partes do corpo como forma de escapar dos predadores, mas elas podem fazer crescer seu rabo, olhos, boca e até seu coração, caso eles sejam arrancados!


- Planária: Menos conhecida, mas não menos interessante que os outros bichos, a planária é um verme que consegue se regenerar completamente mesmo cortada no meio! Não importa onde você corte a planária, a parte que ficou com a cabeça vai regenerar o resto do corpo completamente em cerca de 1 mês!



07/04/2017 - 17:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui