Zoo

Por que o vento não leva a formiga?

Isso pode acontecer, sim! A formiga é levada se estiver em lugares altos ou desprotegidos e for pega de surpresa por uma ventania. Só que uma situação assim é rara, pois ela consegue captar a variação climática (temperatura e umidade) que antecede ventos bem fortes. Assim, tem tempo para fugir e se proteger.

Fique por dentro de mais curiosidades sobre esse bicho (e clique aqui para ver um formigueiro por dentro)

A formiga fica mesmo viva depois de perder a cabeça?
Algumas formigas conseguem fazer isso (ficam vivas por vários dias) porque os principais órgãos não estão na cabeça – elas respiram por estruturas localizadas no tórax e no abdômen, e o coração é um vaso que se estende pelo corpo. Já a cabeça não tem muitos vasos sanguíneos. Por isso, esses insetos não perdem muito sangue quando são decapitados. Mas é claro que, com o tempo, acabam morrendo.

Por que as formigas gostam tanto de açúcar e não ficam com diabetes?
Existem muitas espécies de formigas no mundo, algumas são carnívoras, outras se alimentam de fungos e algumas adoram açúcar. O sistema biológico delas é totalmente diferente do nosso, elas conseguem absorver a energia do açúcar sem alterar o organismo ou prejudicar sua saúde.

CONSULTORIA: GUILHERME DOMENICHELLI (BIÓLOGO E AUTOR DOS LIVROS GIRAFA TEM TORCICOLO? E O RESGATE DA TARTARUGA - PANDA BOOKS). 

11/03/2018 - 13:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui