Zoo

Mestres da camuflagem

Eles sabem se esconder!

O segredo está na pele
Camaleões são conhecidos como reis da camuflagem, mudando a cor do corpo todo. São células que ficam na pele do bicho, compostas por várias cores, que causam a alteração, de acordo com o que o camaleão sente ou quer mostrar. Por exemplo: confundir-se com o ambiente para capturar presas.

Pronto para o bote!
O peixe-escorpião-amarelo é nativo dos oceanos Índico e Pacífico e vive em regiões próximas à costa, principalmente em grandes recifes de corais, onde consegue se manter quase invisível. Ele não se desloca muito e ataca presas desavisadas.


Estátua viva
Com o corpo estático e a cabeça inclinada para cima, o urutau passa o dia em troncos e galhos secos – onde os predadores não o enxergam. À noite, sai para caçar (come principalmente insetos que apanha durante o voo).


Como uma flor
Existe uma espécie de louva-a-deus que habita orquídeas: o bicho é tão parecido com essas flores que mal dá para ver onde um termina e o outro começa – disfarce perfeito para capturar insetos polinizadores.


Animal ou planta?
Não é à toa que o bicho-folha tem esse nome! Entre folhas verdes, fica disfarçado com tanta perfeição que é quase impossível um predador, como uma ave, encontrá-lo.


Pescoçuda, mas discreta
Sabia que as girafas também podem passar despercebidas? O formato do corpo, com pescoço e patas longas, ajuda o animal a se manter disfarçado em ambientes com árvores. A camuflagem é importante porque os filhotes costumam ser atacados, por exemplo, por hienas e leopardos.


Tem alguém aí?
Sapos, pererecas e rãs são bons de disfarce! A rã do gênero Aglyptodactylus, por exemplo, fica entre folhas, nas matas, numa boa. 


Aranha espertinha
Não é fácil ver uma aranha-saltadora num tronco de árvore. Ela se alimenta de insetos que costumam passar pelas árvores. Assim, fica perto das presas e não é notada por elas.


CONSULTORIA: Guellity Marcel (biólogo, mestrando em Ecologia e Conservação pela UFMS).

15/02/2017 - 07:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui