Zoo

Gases fazem hipopótamo flutuar!

Entenda melhor

Hipopótamos são mamíferos semiaquáticos (vivem na água e na terra). O corpo deles, em formato de barril, pode medir mais de 4 metros de comprimento e passar das 3 toneladas. A grandiosidade não para por aí: o lábio superior cobre o inferior por completo e os dentes caninos podem ter até 50 centímetros de comprimento!

Mesmo sendo tão gigantesco assim, o hipopótamo consegue flutuar na água por causa da grande quantidade de ar nos pulmões – além dos gases presentes no intestino dele. Ele ainda é capaz de ficar até 20 minutos submerso sem respirar (fecha as narinas para que a água não entre). E solta um jato de água pelo nariz quando vem para a superfície. Membranas entre os dedos o ajudam a ser um bom nadador.

Longe do sol
A pele é bem grossa, de cor marrom acinzentada, com espessura de 2 a 5 centímetros. Sob ela ainda há uma camada de gordura. Mesmo assim, é bastante sensível ao sol. Para protegê-la, o organismo libera uma substância avermelhada, que evita queimaduras solares e mantém a pele sempre úmida (mesmo quando o animal está na terra).

Esses mamíferos vivem na África oriental, principalmente em reservas no Quênia, Uganda e Tanzânia, em regiões de rios, lagos e pântanos. Eles passam o dia dormindo e descansando em águas rasas, só com os olhos, as orelhas e as narinas fora da água.

Que bocão!
Já viu um hipopótamo bocejar? Ele faz isso para afastar outros machos que estejam por perto, garantindo o domínio do território. Se houver uma fêmea por perto, o macho também pode bocejar para conquistá-la na competição com outros machos. A boca se abre a até 150 graus (para você ter uma ideia melhor, seres humanos abrem a boca a 45 graus)!


CONSULTORIA: GUILHERME DOMENICHELLI (BIÓLOGO E AUTOR DOS LIVROS GIRAFA TEM TORCICOLO? E O RESGATE DA TARTARUGA – PANDA BOOKS).


12/06/2017 - 10:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui