Zoo

Fruta e cães: pode ou não pode?

Descubra!

Se seu cachorro é do tipo que fica alucinado quando vê alguém comendo uma fruta, tenha cuidado: algumas são proibidas para cães e eles não podem exagerar na guloseima!


Em primeiro lugar!
É importante que você, como dono, tenha em mente que as frutas não podem interferir na dieta dos cães. A ração já traz todos os nutrientes que eles precisam e nas quantidades necessárias. Frutas só podem ser usadas como petiscos ou sob a orientação de um médico veterinário.

Mantenha distância
Nem todas as frutas são adequadas para os cachorros. As ácidas (como abacaxi, morango, laranja e tangerina) não devem ser ingeridas por eles – podem causar problemas de estômago. Além disso, o abacate e a uva estão proibidos, pois podem conter substâncias tóxicas para cães.

Com moderação
Já mamão, melão, banana, maçã e manga, por exemplo, servem de recompensa para bom comportamento – em pequenas quantidades e nunca antes ou junto com as principais refeições do animal.

Somos diferentes!
Quando o assunto é fruta, existe uma grande diferença entre seres humanos e cachorros: nós conseguimos transformar substâncias presentes nesses alimentos em vitaminas; já entre os cães (e entre os gatos) essa capacidade é mais limitada. Assim, eles não se beneficiam como nós desse tipo de alimento. E você sabia que gatos dificilmente se interessam por frutas? Mas, se o seu bichano quiser uma delas, valem as mesmas restrições que existem para cachorros.


Consultoria: Cássio R. Ribeiro (veterinário especialista em animais de pequeno porte), Guilherme Soares (médico veterinário) e Mauro Lantzman (médico veterinário e professor da PUC/SP).



19/04/2017 - 10:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui