Zoo

Eles saem de ovos!

Saiba quem são

Sabia que, além das aves, outros animais nascem a partir de ovos? Conheça alguns deles!


Comilonas!
Mesmo ainda pequenas, as lagartas de mariposas e borboletas têm uma forte mordida. Após o nascimento elas comem todo o ovo e a casca, que é rica em proteína. Aí elas devoram muitas folhas até formar o casulo. Pode demorar duas semanas para que a lagarta sai do casulo e vire uma borboleta ou mariposa.

Dentuças!
As tartarugas marinhas colocam seus ovos em buracos na areia da praia. Depois de 45 a 60 dias, os filhotes estão prontos para nascerem. Para conseguirem rasgar a casca do ovo, as tartaruguinhas nascem com uma estrutura de queratina chamada carunculo ou “dente de ovo”, que ajuda o animal a rasgar a casca do ovo. Esse dente também é usado para cavar a areia até a superfície. Então, elas correm para o mar! O dente, mais tarde, é absorvido pelo organismo do animal e desaparece.

Rastejando... 
Os filhotes de serpentes levam até 70 dias para nascerem. Eles usam o dente para quebrar a casca do ovo. Ele também é formado de queratina e surge durante o crescimento do animal dentro do ovo. Mesmo depois de quebrarem a casca, esses bichos podem demorar mais algumas horas para sair totalmente do ovo!

Chorões!
Os crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais) são os únicos répteis que protegem os ovos. Dependendo da espécie, os filhotes ficam até três semanas dentro do ovo. Quando está pronto para nascer, ele dá um aviso para a mãe: começa a chorar! Ao escutar o choro, a mamãe vai até o ovo e começa a quebrá-lo com cuidado com aqueles dentões, ajudando o filhote a nascer. 

Você sabia que...
... o ovo do tubarão tem formato de espiral? Isso acontece porque o ovo do tubarão é uma capsula que tem filamentos (células) espirais. Essa estrutura serve para o ovo se enroscar em algas, pedras e corais para não ser levado pela correnteza do mar.

Consultorias: Guilherme Domenichelli (autor dos livros Girafa Tem Torcicolo? e Mistério na Floresta Amazônica) e Maria Luiza (coordenadora de educação ambiental do Tamar Ubatuba).



17/05/2017 - 19:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui