Zoo

Conheça o urubu

Pássaro carniceiro

Basta um animal morto aparecer e lá está o urubu! Essa ave que se alimenta de carne podre pode ser bem nojenta, mas é muito importante para meio ambiente: ela ajuda a manter a natureza limpinha

Cardápio diferente
Ao contrário de aves de rapina como as águias, as garras do urubu não servem para caçar. Por isso, o seu cardápio inclui bichos que já foram atacados e imobilizados por outros predadores. Apesar de a refeição normalmente incluir animais mortos e em decomposição, o urubu prefere carnes mais fresquinhas.

Ave faxineira
O urubu é um animal necrófago, ou seja, que se alimenta de carne em putrefação. O hábito pode nos causar náuseas, mas é importante para a natureza. Ao comer restos de outros bichos, ele faz uma espécie de limpeza nos locais onde vive, eliminando do meio ambiente a matéria orgânica em decomposição. 

Comida à vista!
Para encontrar a refeição, eles contam com olfato e visão apurados. São capazes de ver um bicho morto a 3 mil metros de altura e de sentir o cheiro da carniça a 50 quilômetros de distância. Aí, fica voando em círculos e planando até ter certeza de que o local está seguro para se alimentar com calma!

Que calor!
Como não consegue transpirar, o urubu usa uma estratégia bem nojenta para evitar que a temperatura do seu corpo suba muito. Ele faz coco e xixi nas próprias penas (eca!). O cheiro fedorento também ajuda a afastar os predadores. Quando estão no chão e se sentem ameaçados, eles vomitam para perder peso e alçar voo mais rápido!

Você sabia que...
... Existem várias espécies de urubus? Só no Brasil há cinco delas: urubu-rei, urubu-da-mata (encontrados em florestas), urubu-de-cabeça-vermelha, urubu-de-cabeça-amarela e o urubu-preto (o mais comuns de todos e que podemos ver sempre sobrevoando as cidades e vasculhando os lixões).

... Os urubus não têm penas na cabeça? Do contrário, as penas ficariam sujas de sangue e isso atrairia moscas, causando doenças no bicho.

CONSULTORIA: GUILHERME DOMENICHELLI (BIÓLOGO E AUTOR DOS LIVROS GIRAFA TEM TORCICOLO? E O RESGATE DA TARTARUGA - PANDA BOOKS).



20/05/2017 - 16:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui