Zoo

Cães e gatos são amigos!

Raças caninas amigáveis

A rivalidade entre cães e gatos existe, mas não é uma regra. Algumas raças caninas são mais amigáveis e costumam se dar bem com animais de outras espécies

Companheiro ideal
Obedientes e carinhosos, os pugs costumam conviver muito bem com outros cães e outros animais de estimação, como gatos e passarinhos. Eles gostam de brincar e respeitam o espaço dos outros bichos da casa.

Os protetores
Raças que foram muito usadas para o pastoreio de ovelhas, como o border collie e o pastor alemão, se adaptam bem, principalmente quando são criadas junto com outros bichos. Os cães dessas raças são fiéis e podem desenvolver um sentimento protetor.

Pequeno e sociável
Cheios de energia, os cães da raça bichon frisé costumam brincar até com as pessoas e animais que não conhecem. Eles são educados, carinhosos e dividem bem o ambiente.

Sou da paz!
O labrador é dócil, alegre e não costuma demonstrar agressividade. Ele não gosta de viver sozinho e precisa de muito carinho e atenção. Quando é acostumado desde filhote com um gato ou até um passarinho, pode conviver muito bem com os pets.

Mais raças que costumam conviver bem com pets de outras espécies são: maltês, lhasa apso, golden retriever, papillon, boxer, lulu da pomerânia e basset hound

Faça sua parte
Apesar de algumas raças serem mais amigáveis, a boa convivência entre cães e animais de outras espécies depende muito do temperamento deles e da educação que recebem. Uma boa dica é aproximar os dois pets aos poucos, se possível ainda filhotes, sem forçar. Com o tempo, eles se acostumam com o cheiro e a presença um do outro e tendem a conviver melhor.


Consultoria: Guilherme Soares (médico veterinário), Jonas Byk (biólogo especialista em comportamento animal) e Walter M. Ferreira (professor da Escola de Veterinária da UFMG).


20/06/2017 - 16:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui