Zoo

5 perguntas (e respostas) sobre cães

Hora de saber!

Por que cachorro molhado cheira mal?
O fato de o cachorro estar molhado, na verdade, piora o cheiro que já é natural dos cães. O odor existe por causa de secreções que saem de uma glândula que fica no bumbum desses animais. Quando estão molhados, as secreções se misturam com a umidade e se espalham por todo o corpo, fazendo com que eles fiquem fedidos.
Consultoria: Jéssica Sole (graduanda em medicina veterinária pela FMU) e Ricardo Lazaro (adestrador de cães)

Existe algum cachorro que não late?

Os da raça Basenji, por exemplo, não latem. Eles só emitem sons estranhos como uivos e grunhidos. Ninguém sabe por que eles são assim, mas pode ser que fossem usados no Egito antigo (de onde a raça veio) como cães de caça. Assim, tinham que ser silenciosos para se aproximar da presa!
Consultoria: Tattiane Tie Hato (médica veterinária da Cobasi) e Ricardo Lazaro (adestrador de cães).

Por que eles têm esse nome?
A palavra cachorro veio do latim cattulus, que significa filhote de cão. Por influência do latim na língua espanhola, o termo cachorro pode ser usado também para dar nome a filhote de outros mamíferos, como baleia e leão. No português do dia a dia, a palavra ainda virou sinônimo de quantidade: pra cachorro, que tem o mesmo significado de pra burro. O uso apareceu no século 19, época em que havia muitos desses animais espalhados por todos os lugares.
Consultoria: Deonísio da Silva (professor, etimologista e autor do livro De Onde Vêm as Palavras – Origens e Curiosidades da Língua Portuguesa, Editora Lexikon).

Por que os cachorros gostam de ficar o tempo todo com a língua para fora?
Porque é assim que eles trocam calor com o ambiente. Para equilibrar a temperatura corporal, os cães contam com as almofadinhas das patas, o focinho, a boca e a língua (por ser grande, ela fica para fora). Se, além da língua para fora, existir muita baba, pode ser um sinal de que o cão tem um distúrbio nas glândulas salivares, está com muito calor ou estressado. Na dúvida, procure um veterinário.
Consultoria: Caroline Bettini (veterinária da Clínica Veterinária Teodoro Sampaio, São Paulo/SP) e Gustavo Campelo (educador de animais).

Por que cachorros de porte pequeno vivem mais do que os de grande porte?
Em cães de grande porte, a idade tem ritmo acelerado, o que faz com que eles percam a energia e a vitalidade mais cedo. Um boxer de 7 anos, por exemplo, pode apresentar mais sinais de velhice do que um poodle da mesma idade. As raças maiores também tendem a sofrer mais com desgastes ósseos, problemas nos sistemas digestório e circulatório e com doenças. Além disso, o tempo de vida depende de variações genéticas e de cuidados como vacinação e alimentação adequada - um aumento de 2 quilos costuma diminuir um mês na expectativa de vida.
Consultoria: Cássio R. Ribeiro (professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB).


16/03/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui