Planetário

Roupa de astronauta

Ela é muito importante!

A roupa usada pelos astronautas serve de proteção e tem equipamentos que garantem a sobrevivência! Olhe só:

Capacete
Possui lanternas nas laterais e uma câmera para filmar tudo o que se faz fora da nave. Canos se ligam aos tanques de ar e a um reservatório de água com canudo – ele fica perto da boca. Por baixo vai uma touca com microfone e fone de ouvido.

Visor
São três camadas no capacete. Elas protegem contra luz e impactos. As internas são transparentes e a externa tem uma película bem fina de ouro para bloquear os raios nocivos do sol. 

Luvas 
São feitas sob medida e com material super-resistente e muito flexível, permitindo movimentos.

Traje
A parte de fora é formada por 13 camadas de material à prova de fogo e capaz de proteger de impactos e de variações de temperatura. Por baixo, o astronauta usa uma fralda com gel especial, que absorve o xixi. 

Malha protetora
Entre a roupa íntima e a externa, há um macacão com dispositivos para absorver o suor e caninhos por onde circula água fria, refrescando o corpo.

Central de comando
Fica na frente do traje e tem um painel de controle com rádio para a comunicação do astronauta.

Botas
Fazem parte do macacão e são bem confortáveis.

Mochila 
Na parte de trás, guarda o equipamento para sobrevivência, como tanques de oxigênio, filtros que retiram o gás carbônico e o vapor da respiração e a bomba para a circulação de água. 

Você sabia que...
... durante o lançamento e a aterrissagem, a roupa é outra? Na cor laranja, tem bolsas de ar que pressionam o corpo, ajudando o coração a levar sangue à cabeça. Sem isso, a aceleração levaria a um desmaio.



CONSULTORIA: Amaury A. de Almeida (professor do Departamento de Astronomia da USPO) e Thais Russomano (Coordenadora do Centro de Microgravidade/FENG-PUCRS).


06/08/2017 - 15:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui