Notícias

Quem inventou o guarda-chuva?

A gente conta!

O guarda-chuva foi usado pela primeira vez por volta de 4 mil anos atrás, em vários locais ao mesmo tempo: China, Egito e Oriente Médio. Mas, diferentemente do que acontece hoje em dia, o objeto servia para evitar o excesso de raios solares sobre a pele. Além disso, o material usado na fabricação era outro: madeira, penas, folhas e couro.

Para poucos

No início chamado de guarda-sol, o utensílio só era usado por mulheres por volta de 4 mil anos atrás. Os únicos homens que poderiam ter essa proteção eram os que faziam parte da elite – um funcionário carregava o objeto para eles. Usar um guarda-sol era sinônimo de status!

Lá vem a água!
Não se sabe ao certo o momento em que o guarda-sol também passou a proteger as pessoas da chuva. Mas é provável que isso tenha ocorrido entre o final do século 16 e início do século 17, em países europeus, como a Inglaterra. Naquele período, o material que compunha o acessório era feito de seda. O que não mudou foi o público: apenas mulheres eram bem-vistas com um guarda-chuva em mãos!

Superpopular

Por volta de 1750, o inglês Jonas Hanway passou a levar sempre um guarda-chuva com ele. Assim, com o tempo, o objeto se tornou um acessório comum e indispensável! Ainda bem!


Fonte:
Chekkyumbrella.com – Crawford, T. S. A History Of The Umbrella. Taplinger Publishing, 1970. Stacey, Brenda. The Ups and Downs of Umbrellas. Alan Sutton Publishing, 1991.



11/07/2017 - 11:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui