Notícias

Hoje é o Dia da Pizza!

10 de julho!

Dia da Pizza é celebrado no Brasil em 10 de julho desde 1985. A data foi instituída pelo então secretário de turismo do estado de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, por causa de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. O sucesso do evento fez com que a data do encerramento do concurso se tornasse o Dia da Pizza!

Mas a história dessa delícia redonda é bem mais antiga! 
As primeiras pizzas surgiram há mais de 6 mil anos com os hebreus e os egípcios. Eles comiam uma massa fininha, parecida com o pão sírio, que era chamada de píscea. Foi daí que surgiu o nome pizza.

Milhares de anos se passaram e, no século 18, os italianos consumiam essa massinha com tomate. Só que o formato dessa pizza era bem diferente da que conhecemos hoje: ela era dobrada, parecia um sanduíche e era vendida na rua.

Rainha Margherita
A pizza ficou conhecida mesmo em 1889, quando o pizzaiolo italiano Raffaele Esposito resolveu colocar na massa de pizza o recheio de mussarela, tomate e manjericão para agradar o rei Umberto I e a rainha Margherita de Savoia. É que esses três ingredientes tinham as mesmas cores da bandeira italiana. Nascia a pizza margherita, nome em homenagem à rainha.

O restaurante em que a pizza margherita foi inventada existe até hoje. É a Pizzeria Branti, localizada em Nápoles, na Itália. Vale muito a visita!

No Brasil
Foram os imigrantes italianos que trouxeram a pizza para o Brasil no início do século 20. A primeira pizzaria do país foi a Cantina Genoveva. Inaugurada em 1910 no bairro do Brás, em São Paulo, pertencia ao italiano Carmino Corvino, conhecido como Dom Carmenielo. Antes disso, porém, ele já vendia o prato cortado em pedaços pelas ruas da cidade.


Fonte: Pizzeria Branti.

10/07/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui