Notícias

A invenção do sorvete

Foi lá na China!

O sorvete surgiu na China, há 4 mil anos! Os chineses congelavam na neve uma sobremesa feita à base de leite e farinha de arroz. Mas só os ricos poderiam comê-la, pois o leite era um produto muito caro na época!

Em 1271, quando os chineses faziam sorvete adicionando neve ao leite, o explorador Marco Polo em viagem à China se encantou com o gelado e o levou para a Itália, popularizando a receita na Europa.  

No século 16, o cozinheiro Bernardo Buontalenti recriou o sorvete, deixando-o mais macio e mais parecido com o que comemos hoje. A primeira sorveteria surgiu em 1670, criada por Francisco Procópio, em Paris (França). Seis anos depois, já eram mais de 250 fabricantes de sorvete pelo mundo. 

Aqui no Brasil, a sobremesa chegou em 1834, quando dois comerciantes desembarcaram no Rio de Janeiro depois de terem comprado 217 toneladas de gelo, que foi misturada ao leite e às frutas brasileiras para criar sabores locais. Por causa da temperatura, os sorvetes não podiam ser feitos com muita antecedência. 

Muitos sabores surgiram pelo mundo conforme a receita foi se popularizando. Os mais populares eram aqueles ligados às frutas, como morango e banana, mas muitos outros apareceram para atender a todos os públicos.

O Japão sai na frente quando o assunto é sabores estranhos de sorvete. Lá você pode encontrar sorvetes sabor tinta de lula, gergelim e até sabor molho de soja! Os Estados Unidos também têm sabores inusitados de sorvete, com restaurantes que oferecem a sobremesa sabor pizza, lagosta e até frango frito com waffles! Mas outros países não ficam de fora desta variedade de sabores, uma sorveteria irlandesa serve sorvetes sabor queijo de cabra com cebola caramelizada!

FONTE: Sorveteria CoolHaus

29/07/2017 - 18:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui