Notícias

A colonização de Marte!

Vai rolar mesmo?

Conheça as iniciativas da Nasa (a agência espacial norte-americana) e outras empresas para levar seres humanos a Marte!

Condições ruins
Cientistas da Nasa e de instituições privadas estão procurando soluções para que o homem possa ir a Marte um dia. As dificuldades são muitas: o planeta vermelho é muito seco, existe pouca água no estado líquido e a temperatura pode chegar a 140 graus Celsius negativos. Além disso, por lá acontecem muitos tornados e tempestades de poeira. 

Parecido com a Terra
Os cientistas acreditam que, apesar das características diferentes, Marte é bem parecido com a Terra. Os dias por lá duram cerca de 39 minutos a mais do que os nossos. Além disso, a inclinação de Marte é parecida com a da Terra, o que faz com que o planeta vermelho tenha estações como as nossas (mas com o dobro de duração). Também há grande quantidade de água em estado sólido nos polos e, provavelmente, no subsolo de Marte. Apesar do frio e da atmosfera muito tênue e rica em gás carbônico, os pesquisadores acreditam que seria possível viver e trabalhar por lá.

Lar temporário
Os pesquisadores acreditam que já existiu muita água líquida em Marte e que podem ter existido formas de vida também. Para explorar o planeta e saber mais sobre as condições que ele oferece, é necessário criar um local seguro de descanso e trabalho para os astronautas que estiverem lá. Cientistas e engenheiros da Nasa estão estudando abrigos e veículos para serem utilizados na missão.

Ida e volta
O objetivo da Nasa é levar astronautas para explorar Marte e estudar a possibilidade de existir grande quantidade de água em estado líquido e seres vivos por lá. Os abrigos serão usados temporariamente por equipes de astronautas que estiverem realizando trabalhos por lá.  A previsão é de que a missão da Nasa ocorra em 2030.

Colonização de Marte
Outra empresa também planeja levar pessoas para Marte: a Mars One. Ela é uma fundação privada sem ligações com a Nasa ou o governo. O objetivo da Mars One é levar pessoas para colonizar Marte e ficarem por lá, como imigrantes em uma Terra desconhecida. Se algo desse errado ou as pessoas mudassem de ideia, elas não teriam a opção de voltar à Terra. O projeto deve acontecer a partir de 2025.

Outra missão
A empresa privada aeroespacial SpaceX também tem planos para enviar humanos à Marte em um grande foguete. A ideia é conhecer o planeta e avaliar as possibilidades de uma futura colonização. Segundo a empresa, o objetivo é que, com o tempo, a viagem à Marte seja acessível a qualquer pessoa. O projeto da SpaceX deve contar com apoio técnico da Nasa e, em troca, ajudar nas pesquisas da agência espacial norte-americana. Ele está programado para acontecer em 2025.


CONSULTORIA: LEANDRO GUEDES (PÓS-GRADUADO EM ASTROFÍSICA EXTRAGALÁCTICA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE NOTREDAME, EUA).

29/07/2017 - 15:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui