Notícias

A Cidade Proibida da China

Direto de Pequim!

Entre o século 15 e o início do século 20, a Cidade Proibida da China (Zijincheng, em chinês), no centro de Pequim, foi o lar dos imperadores chineses e o local de onde eles comandavam o país. Ela era mesmo proibida: só entravam no complexo a família do governante e os empregados. Desvende esse lugar secreto!

De imperador em imperador
A Cidade Proibida é formada por um conjunto de palácios, erguido entre 1406 e 1420. Enquanto esteve em funcionamento (até 1911, quando a república foi declarada na China), o local serviu de casa para 24 imperadores chineses. Hoje, o conjunto abriga o Museu do Palácio Imperial, aberto para visitação.

Passagem especial
A entrada principal, chamada de Portal Meridional, tinha três arcos. A abertura do meio era exclusiva do imperador (as imperatrizes entravam por ela apenas no dia do casamento), que não podia deixar a Cidade Proibida e não tinha contato com o povo chinês.



O mais importante
Principal palácio, o Pavilhão da Harmonia Suprema era usado para as cerimônias mais importantes, como coroações e aniversários do imperador. O local tem cerca de 2.400 metros quadrados e 35 metros de altura.



Cadeira poderosa
O Trono do Dragão (dourado e esculpido em forma de dragões) está até hoje no Pavilhão da Harmonia Suprema. A partir dele, o imperador celebrava cerimônias.


Para relaxar
Quem vivia dentro da Cidade Proibida podia relaxar um pouco no Jardim Imperial – onde havia lagos, pinheiros, flores e bambu. Por lá, era comum que as pessoas meditassem, jogassem xadrez ou tomassem chá. Além disso, a Cidade Proibida foi construída seguindo o Feng Shui, uma arte chinesa milenar para harmonizar ambientes. Por exemplo: os prédios principais estão voltados para o Sul, em honra ao Sol.

720 mil metros: área total da Cidade Proibida em metros quadrados (três vezes a área do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro)

9.999: número de cômodos da Cidade Proibida, distribuídos em cerca de 800 prédios luxuosos – não são 10 mil porque este era um número exclusivo do imperador!


Consultoria:
Anna Carletti (coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais da Unipampa). Fontes: Livro Atlas of My World (Discovery Kids).


10/08/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui