Notícias

7 de abril - Dia Mundial da Saúde!

Saiba qual é o tema do ano

Há 69 anos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou uma agência para melhorar a saúde e aumentar a qualidade de vida das pessoas no mundo todo: a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil teve um papel fundamental na criação desse órgão, já que a ideia inicial de formar uma entidade que regulasse a saúde no mundo todo surgiu de delegados brasileiros (delegados são os representantes de cada país dentro da ONU).

De lá para cá
, no aniversário de criação da OMS, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Todo ano, a agência de saúde dedica o dia à alguma doença relevante para o momento. Em 2014, o foco eram as doenças transmitidas por mosquitos; 2015 trouxe o tema segurança alimentar; ano passado (2016), o dia levou em consideração o combate ao mosquito da dengue e o diabetes. Este ano, a OMS fala sobre uma doença que ficou conhecida como o mal do século 21: a depressão.

A depressão é uma doença séria e tem tratamento! Estima-se que 10% da população mundial sofram desse mal. Por muito tempo, pessoas com quadro depressivo eram tratadas como
melancólicas (tristeza excessiva) e pessimistas, diminuindo a seriedade da situação - o que as deixava sem o tratamento adequado. Para resolver esse problema, novos estudos sobre a depressão foram desenvolvidos e houve um trabalho de conscientização das pessoas sobre a doença.




07/04/2017 - 15:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui