Notícias

26 de março: Dia do Cacau

Saiba tudo sobre o fruto

O cacau é fruto do cacaueiro (planta originária de florestas da América tropical) e tem um monte de sementes dentro. Depois de torradas e trituradas, elas dão origem à manteiga de cacau e a um líquido amargo, chamado de licor de chocolate – os dois são usados na fabricação do chocolate nas indústrias (o doce também leva outros ingredientes, como leite em pó e açúcar).

Apimentado
Os astecas, que viveram na região do México antes da chegada dos europeus, já conheciam o cacau e usavam as sementes para fazer uma bebida com pimenta. Batizada de tchocolatl, ou água amarga, era oferecida a deuses, reis e sacerdotes. No século 16, os espanhóis experimentaram a mistura e a levaram para a Europa, onde a pimenta foi trocada pelo açúcar.

Coma direito
Fuja do exagero ao consumir o chocolate e dê preferência às versões com mais cacau (possuem menos açúcares e gorduras). Mas a sensação de bem-estar que sentimos ao morder essa guloseima é mesmo verdadeira: o chocolate aumenta a produção de substâncias no cérebro que fazem você se sentir bem.

Dicas para a Páscoa
Nada de devorar ovos inteiros de uma vez! Coma aos pedaços, um pouco por dia, como sobremesa em alguma refeição. Outro jeito de curtir essa data sem prejudicar a saúde é misturar o chocolate com frutas variadas.


Consultoria: Deborah H. Markowicz Bastos (professora do Departamento de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP), Estelamaris T. Monego (professora associada da UFG) e Lucilene M. de Sousa (nutricionista e docente da Faculdade de Nutrição da UFG). FONTE: Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.



 

26/03/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui