Natureza

Na onda do Índico

Conheça esse oceano

Apesar de perder em tamanho para o Pacífico e para o Atlântico, o Oceano Índico tem ondas com cerca de 30 metros de altura – e vários outros mistérios! Embarque nessa para desvendá-los!

Continentes por todos os lados
Localizado a leste da África, ao sul da Ásia, a oeste da Oceania e ao norte da Antártida, o Oceano Índico banha 38 países, como África do Sul, Somália, Índia, Camboja, Indonésia e Austrália. E o nome veio justamente disso – por estar nos litorais da Índia e da Indonésia.

Cheio de ilhas
No total, este oceano possui 10 ilhas. Algumas são bem conhecidas, como Sri Lanka e Madasgascar. E há uma ilha bem pequena (com 135 quilômetros quadrados), chamada Christmas Island (Ilha do Natal) – ela foi avistada pela primeira em 25 de dezembro de 1643, pelo capitão inglês William Mynors.

Os mares do oceano
Existem vários deles dentro do Índico! Os mais famosos são o Mar Vermelho, o Golfo Pérsico, o Golfo de Aden, o Mar da Arábia e o Canal de Moçambique. E você sabe a diferença entre mar e oceano? Oceanos são porções extensas de água profunda, que passam por continentes. Já mares são menores, passam por países, tem águas mais rasas e sempre se ligam a um oceano.

Águas malucas
Há um fenômeno que ocorre apenas no Oceano Índico, perto da costa africana: a Corrente das Agulhas. Essa corrente de água anda para um lado e depois se desvia, mudando completamente de direção. Às vezes, cria redemoinhos que carregam as águas do Índico para o Atlântico – elevando, por exemplo, a temperatura das águas do litoral brasileiro. A corrente ainda forma ondas com 30 metros de altura e 150 quilômetros de largura!

Quente e frio
A temperatura das águas do Índico é bem variada. Nas regiões próximas ao Oceano Antártico, ao sul, ele fica tão que chega a congelar. Nas áreas mais ao norte, rodeadas por terra, os 30 graus Celsius do mar são ótimos para curtir uma praia.

Você sabia que...
... em 1979, detritos do laboratório Skylab da NASA (a agência espacial norte-americana) caíram no Oceano Índico, perto do oeste da Austrália? Os pedaços pesavam 77 toneladas e ficaram perdidos na água.

75 milhões
Área do Oceano Índico em quilômetros quadrados (cerca de 10 vezes a área da Austrália)

7,5 mil metros
Ponto mais profundo do Oceano Índico, conhecido como Fossa de Java, perto da Indonésia

A cor dos mares
Azul, ver a até vermelha! A coloração dos oceanos varia conforme os raios solares incidem na água e encontram partículas como microalgas de diferentes tonalidades. O oceano aberto, por exemplo, costuma ser azul porque possui poucas partículas e muita incidência solar. Mares em tons verdes têm microalgas nessa cor que servem de comida para peixes. Já as marés vermelhas possuem uma grande quantidade de uma microalga que se multiplica e deixa a água avermelhada. 

CONSULTORIA: Catherine G. Ribeiro (doutoranda em Oceanografia Biológica na USP), Edmo Campos (especialista em Oceanografia Física da USP) e Paulo Sumida (professor de Oceanografia do Instituto Oceanográfico da USP). FONTES: European Southern Observatory, Museu do Mar de Santos, Oceanário de Lisboa e University of Maine.


03/04/2017 - 16:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui