Natureza

Cavernas incríveis pelo mundo

Cheias de segredos

Nosso planeta tem milhares de cavernas – muitas ainda nem foram descobertas! Conheça algumas das cavernas mais incríveis do mundo:

Recordista
A Soon Dong, no Vietnã, é considerada a maior caverna do mundo. Ela se formou entre 2 milhõese 5 milhões de anos atrás por conta da erosão causada por um rio subterrâneo. São 200 metros de largura, 150 metros de altura e cerca 140 quilômetros de extensão. Lá dentro há uma floresta com animais nativos e até cascatas!

Abismo vertical
A maior caverna em profundidade já encontrada é a Krubera-Voronya, na Geórgia (país da Europa). Até agora, os exploradores descobriram que ela tem 2.190 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo. É possível que, no futuro, outras expedições cheguem ainda mais longe!

Cristais gigantes
No México, a Caverna dos Cristais fica a quase 300 metros de profundidade. Quem anda lá dentro tem a impressão de estar em um castelo de cristal – a caverna abriga os maiores cristais naturais conhecidos pelo homem, com até 11 metros de comprimento! Eles se formaram por causa da água que escorria lentamente para dentro da caverna. Por estar fechada e ter temperatura estável, a caverna permitiu que os cristais crescessem muito!

Céu estrelado
Waitomo é um conjunto de cavernas ao norte da Nova Zelândia, a cerca de 20 metros de profundidade. Lá dentro se desenvolvem os glowworms: larvas de um inseto que emitem luz azulada e brilhante. A luz é resultado de uma reação química que ocorre dentro da cauda do bicho. Essas larvas tecem um ninho de seda no teto das cavernas, onde se penduram. Aí, emitem o brilho para atrair insetos que servem de alimento.

A maior da América Latina!
Em Campo Formoso, na Bahia, fica a Toca da Boa Vista. Ela tem mais de 100 quilômetros de extensão! Já foram encontrados vestígios de animais pré-históricos, como macacos e preguiças-gigantes. A cerca de 2 quilômetros dali, fica a segunda maior caverna do Brasil: Toca da Barriguda, com 30 quilômetros de extensão. Pesquisadores acreditam que elas podem ser, na verdade, uma só caverna!

CONSULTORIA: HEROS LOBO (PESQUISADOR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESPELEOLOGIA) E WAGNER AMARAL (GEÓLOGO E PROFESSOR DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNICAMP). FONTE: SITE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESPELEOLOGIA.

04/07/2017 - 19:00