Natureza

As Sete Maravilhas da Natureza

Lugares incríveis

Existem tantos lugares incríveis no planeta que alguns foram eleitos como as Sete Maravilhas da Natureza! 

Todos votando! 
Em julho de 2009, após o sucesso para eleger as Sete Maravilhas do Mundo moderno, foi dada a largada para a eleição das Sete Maravilhas da Natureza. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) classificou 77 locais. A votação foi aberta para a população do planeta inteiro – foram cerca de 100 milhões de votos! Os vencedores foram relevados em novembro de 2011.

Mata brasileira 
Maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica tem cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, divididos nos territórios de sete países da América do Sul: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname, Venezuela, Peru e Brasil (a maior parte fica nos dois últimos países). Lá também é o lar de centenas de povos indígenas! 



Universo de ilhas
Mais ou menos 3 mil ilhas de diversos tamanhos, que se elevam sobre as águas, compõem a Baía de Halong, no Golfo de Tonkin (Vietnã). A Baía é coberta por vegetação e grutas formadas pela ação dos ventos e das ondas. Muitas das ilhas são desabitadas! Lá vivem cerca de 200 espécies de peixes e 450 tipos diferentes de moluscos. 




Água abaixo!
As Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina, forma um dos maiores conjuntos de quedas d’água do mundo: são 275! A mais alta é a Garganta do Diabo, com aproximadamente 80 metros de altura! O local está cercado por dois parques nacionais de florestas subtropicais – lar de centenas de espécies raras e ameaçadas de extinção. 




Montanha e rio
Em Palawan, ao norte da cidade de Puerto Princesa (Filipinas), está o Parque Nacional do Rio Subterrâneo Puerto Princesa. A paisagem montanhosa se une a um rio subterrâneo de cerca de 8,2 quilômetros de extensão, no qual é possível navegar – ele atravessa uma caverna que escorre para o Mar do Sul da China. O parque abriga animais ameaçados de extinção, como pandas, texugos e faisões.  


Topo achatado
A Montanha da Mesa é um ícone da África do Sul. Ela está fica na Cidade do Cabo e é possível vê-la de qualquer ponto da cidade. A região reúne uma das mais ricas floras do mundo: são mais de 1.400 espécies de planta. A Montanha da Mesa também dá nome ao parque nacional, onde vivem zebras, antílopes e babuínos. 



Vulcão em silêncio 
A cerca de 130 quilômetros da costa Sul da Coréia do Sul, está a vulcânica Ilha Jeju – a região é maior ilha e menor província do país. Nesse lugar ainda fica a montanha mais alta do país: Hallasan, onde há um vulcão adormecido, com cratera a 1.950 metros de altura. No entorno, estão outros 300 vulcões menores!



Casa do dragão
O Parque Nacional de Komodo (Indonésia) foi fundado em 1980 com o objetivo de proteger o raro dragão-de-komodo. O parque se espalha por três ilhas, numa superfície de 1.817 quilômetros quadrados. Outras animais também vivem no ambiente, como cerca mil espécies de peixes. 



FONTE: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

22/06/2017 - 18:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui