Natureza

A Amazônia é nossa!

Descubra tudo sobre ela

Apesar da importância que tem para o planeta, cerca de 19% da Amazônia foi destruída nos últimos 50 anos – e o número não para de crescer! Essa enorme floresta influencia nossas vidas de verdade. Que tal convencer todo mundo a preservá-la?

Gigantesca!
A Amazônia é o maior bloco de florestas tropicais contínuo (sem interrupção) do planeta e tem o maior depósito de água doce superficial da Terra. Ela passa por nove países: além do Brasil, está na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Só em nosso país são 400 milhões de hectares, o que equivale a mais ou menos 400 milhões de campos de futebol.

Casa de animais
Por ser gigante, a Amazônia é o lar de centenas de milhares de espécies de plantas e bichos. São 483 espécies de mamíferos, 10 milhões de espécies de insetos e 300 espécies de répteis. Mas esses números mudam muito, pois descobertas sempre são feitas. O lado triste é que cada vez mais a floresta é desmatada ou queimada e animais morrem junto.

Ela nos protege
Essa floresta tem um papel importante como regulador do clima no planeta. A vegetação absorve muito gás carbônico, evitando que ele se espalhe na atmosfera. Por causa disso, as mudanças climáticas são mais amenas, evitando grandes catástrofes naturais, como inundações, furacões ou até secas extremas.

Em alerta!
O desmatamento preocupa e muito! A exploração do local começou provavelmente no século 16, quando colonizadores europeus começaram a retirar a vegetação para construir povoados. A partir do final da década de 1960, o problema aumentou com a exploração da madeira. Além de causar problemas para os bichos, isso altera o clima brasileiro, gerando períodos de seca.

Deserto? Será?
Calma! A possibilidade de a Amazônia virar um grande deserto é muito baixa, quase impossível. Isso não quer dizer que ela está salva. Se continuar a ser degradada, é possível que se torne uma região de campos, com árvores muito baixas, como se fosse o cerrado, alterando completamente a paisagem e o equilíbrio ecológico.

Um mito
Apesar de produzir muito oxigênio, é errado dizer que a Amazônia é o pulmão do mundo. A maior parte do ar puro de que necessitamos para respirar é produzida por algas e bactérias. Além disso, o gás que a floresta produz é usado por ela mesma para a sobrevivência das espécies animais e vegetais.

Pirarucu - O maior peixe de água doce do mundo é encontrado na Amazônia. Ele atinge até 2,5 metros de comprimento e pesa 250 quilos

Peixe-boi - Ele é o maior animal da Amazônia: pesa até 500 quilos e mede 3 metros de comprimento

Você sabia que...
... a vitória-régia é um dos símbolos da Amazônia? Ela fica boiando nos rios e algumas chegam a dois metros de diâmetro.

CONSULTORIA: Estefano Gobb (professor de Geografia da PUC-Campinas) e Marco Lentini (coordenador do programa Amazônia da WWF-Brasil). FONTE: Portal Amazônia.

24/02/2017 - 07:00