Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Português

Quando usar mais e mas?

Agente ou a gente? Onde ou aonde? Entenda a diferença e saiba qual usar em cada caso!

Bruna Cardoso Publicado em 09/12/2019, às 13h00 - Atualizado em 27/02/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um homem em dúvida - Pixabay
Imagem ilustrativa de um homem em dúvida - Pixabay

Nosso idioma está cheio de palavras parecidas e pegadinhas, que enganam muita gente. Confira as explicações a seguir e saiba qual opção usar!

1. Agente x a gente

A palavra agente funciona como substantivo: refere-se à pessoa que faz alguma coisa, ou seja, o agente da ação (lembre dos espiões dos filmes — eles são agentes). Já o termo a gente equivale ao pronome pessoal reto nós, ou seja, indica as pessoas em geral.

Exemplo:

A gente vai ao parque depois do almoço.

O agente da polícia prendeu o ladrão.

2. Mais x mas

Por ser uma conjunção adversativa, o mas transmite a ideia de oposição ou restrição. Possui o mesmo sentido de: porém, contudo e todavia. Por outro lado, a palavra mais funciona como advérbio de intensidade, portanto transmite a ideia de quantidade (adição).

Exemplo:

Eu iria ao parque, mas não tem ninguém para me levar.

Ele é o mais bagunceiro da sala de aula.

3. Onde x aonde

Onde é sinônimo de “em que lugar” e indica permanência, o lugar em que se está ou em que acontece algo. A palavra aonde surgiu da junção da preposição a + onde. E é sinônimo de “a que lugar”. Esse termo sempre acompanha verbos que indicam direção e movimento, como chegar, ir, voltar.

Exemplo:

Onde você está?

Aonde você vai?

4. Ao invés de x em vez de

Os dois termos têm significados parecidos: ao invés de é sinônimo de “ao contrário de” e quer dizer oposição, ou seja, uma ideia contrária; em vez de é o mesmo que “em lugar de” e também tem sentido de oposição, mas pode ser usado de forma mais abrangente, aplicando-se a todas as situações, enquanto ao invés de só se aplica a situações contrárias.

Exemplo:

O elevador foi para baixo ao invés de ir para cima.

Em vez de ir ao cinema com meus amigos, fui ao teatro com meus tios.

5. De encontro a x ao encontro de

Quando você quer dar o sentido contrário a alguma coisa, opondo-se ou confrontando uma situação, use de encontro a. Por outro lado, ao encontro de significa ir ao mesmo sentido de algo, na mesma direção, indo a favor.

Exemplo:

O carro foi de encontro à parede.

Vamos ao encontro de nossos amigos!

6. A princípio x em princípio 

Faça substituições: a princípio é o mesmo que inicialmente, no início, no começo, antes de qualquer coisa. Já em princípio significa em tese, teoricamente, antes de qualquer consideração, de modo geral.

Exemplo:

A princípio quis ser bombeiro, mas me tornei arqueólogo.

Em princípio, todos gostam de estudar português!

Consultoria: Beth Brait (professora do Departamento de Linguística da USP) e Luiz A. da Silva (professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP).