Escola

Hoje é o Dia da Escola!

Curta curiosidades

Para comemorar o dia 15 de março, quando celebramos o Dia da Escola, desvende três curiosidades sobre esse lugar tão importante!


Quem inventou a escola?
A primeira escola foi criada por sacerdotes sumérios (povo que ocupou a região da Mesopotâmia, atual Iraque), por volta do ano 2500 antes de Cristo. Na época, a escola formava escribas (pessoas que sabiam escrever e eram consideras importantes) na área de administração e economia para o governo das cidades. Já a primeira escola pública, para ensinar pessoas de famílias ricas a escrever, foi fundada no ano 75 pelo imperador romano Vespasiano.

Como surgiram as matérias escolares?

Foi o filósofo grego Platão, por volta de 387 antes de Cristo, que inventou esse conceito. O método que ele criou não distinguia professores de alunos – e as matérias eram concentradas em matemática e filosofia. Já as disciplinas escolares que estudamos hoje surgiram no século 19, porque vários países do Ocidente, como França, Inglaterra e Brasil, concordaram em aplicar uma nova forma de educação, que envolvesse outras áreas de conhecimento. 

Quem criou o quadro ou lousa escolar? Por que dizem que ele é negro se, quase sempre, é pintado de verde?
Os avós do quadro-negro são muito antigos e vêm da Índia. Tudo teria começado com o uso de placas de ardósia (uma pedra lisa e preta) como superfície para a escrita dos professores nas escolas do século 11. Foi por causa da cor da ardósia que o quadro-negro acabou sendo batizado assim. No começo do século 19, ele começou a ser produzido industrialmente. Com o tempo, a pedra foi substituída por madeira e pintada de verde, cor que funciona melhor para o contraste com o giz e é mais confortável para a visão.


Consultoria:
 Pryscila Lobatto (professora de História do Colégio Ômega de Belo Horizonte). Fontes: Concordia Online, Manual do Mundo e O Guia dos Curiosos – Invenções, de Marcelo Duarte (Editora Panda Books).



15/03/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui