Escola

Escolas beeeem antigas

Há mais de 2 mil anos

Você, seus amigos, seus primos... Todo mundo estuda! Mas alguém tem ideia de quando e onde surgiu a primeira escola do mundo? Essa história tem mais de 2 mil anos! Volte no tempo e veja quais são as cinco mais antigas e que ainda funcionam

1ª) Shishi
Onde fica: Chengdu (China)
Quando surgiu: ano 143 antes de Cristo
Esta escola pública de ensino médio é a mais velha do mundo e já passou até por um incêndio, por volta de 190 depois de Cristo. Reconstruída em 1661, já mudou de nome algumas vezes, mas sempre foi considerada um local de ótimo ensino: ser aprovado para estudar lá é motivo de orgulho!

2ª) King’s School Canterbury
Onde fica: Cantuária (Inglaterra)
Quando surgiu: ano de 597
Conta a história que Santo Agostinho, ao chegar à essa região inglesa, teria fundado uma escola de ensino religioso, ao lado da catedral da cidade. Em 1541, ela recebeu o nome atual, pois o rei Enrique VIII passou a administrá-la e mandou para lá 50 estudiosos da realeza . A descoberta da circulação do sangue do corpo humano, em 1628, foi feita por William Harvey, um dos estudantes da escola.

3ª) St. Peter's School
Onde fica: Iorque (Inglaterra)
Quando surgiu: ano de 627
Sabe aquelas escolas que vemos em filmes, em que meninas não entram? Esse colégio foi assim por muito tempo! Só meninos circulavam pelos corredores até 1976. Hoje, o local é misto.

4ª) Universidade de Karueein
Onde fica: Fez (Marrocos)
Quando surgiu: ano de 859
É a universidade mais antiga de que se tem registro. Foi fundada para ser uma mesquita (local de culto para os seguidores do islamismo). O lugar ganhou fama como um dos principais para estudo de ciências naturais, além de ensinar religião e leis islâmicas.

5ª) Universidade de Bolonha
Onde fica: Bolonha (Itália)
Quando surgiu: ano de 1158
Foi criada por Frederico Barba Ruiva (que tinha mesmo uma barba vermelha!), imperador do Sacro Império Romano-Germânico, e é a primeira do mundo ocidental. Ela foi responsável por levar à Europa inovações educacionais e é considerada até hoje líder no sistema universitário do continente.


FONTES: Collegstats.org, East Meets West China, revista Mundo Estranho e The King’s Schooll Cantebury. 


23/05/2017 - 18:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui