Escola

Bandeiras muuuuito diferentes

Conheça algumas delas

Cheia de pernas
Três pernas grudadas umas às outras estão na bandeira da Ilha de Man (Europa). O desenho é um triskelion - brasão que existe desde o século 13. Cada perna tem uma representação: o Sol, o poder e a vida. 
 

História antiga
A bandeira da província holandesa chamada Frísia (ou Friesland) parece ter uma estampa de corações. Na verdade, o desenho é de pompeblêden, ou folha de lírio de água – planta comum por lá. Cada uma representa os países frísios que existiram na Idade Média.


 


Esporte ou país?
Olhando rápido, o círculo no centro da bandeira do Quirguistão lembra uma bola de tênis. Só que aquilo é um sol com 40 raios, cada um representando tribos e heróis nacionais. A cor vermelha é homenagem a Manas, o Nobre – herói nacional do país.
 


Só na praia...
A ilha de Guam, no Oceano Pacífico, pertence aos Estados Unidos e leva, na bandeira, um símbolo de férias. É que o brasão do local retrata paisagens da ilha - a praia de Agana Bay e, ao fundo, o penhasco Punta dos Amantes.
 


Cuidado com o leão!
A região italiana de Veneto tem uma bandeira bem estranha: o leão é o Leone San Marco, o mais antigo símbolo da região, que representa liberdade; ao lado estão os brasões de cada uma das sete cidades de Veneto.
 


Geometria diferente
O mais engraçado nesta bandeira, do Nepal, é o formato, que lembra dois triângulos unidos. São montanhas do país. Já a cor, rosa meio avermelhada, é do rododendro, flor oficial do Nepal.

 


Lá vem a cobra!
Martinica é uma ilha do Caribe que pertence à França. Meio confuso, não é? A bandeira também é estranha: uma cruz a divide em quatro partes, cada uma representando um trimestre do ano. E as cobras são víboras fer-de-lance, nativas da região.
 

Sinal de trânsito?
Você não está diante de um sinal de pare! Essa é a bandeira da província de Ulster (Irlanda). A mão vermelha é um brasão da dinastia O’Neill, família que foi muito influente na região.

 

11/04/2017 - 19:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui