Curiosidades

Viaje com o Google Earth

Volta ao mundo em cliques

Conhece o Google Earth? É um mapa virtual que coloca qualquer parte da Terra na tela do seu computador. Chegou a hora de você entender a tecnologia e visitar um monte de lugares legais sem sair de casa!

O mensageiro 
Um satélite chamado Quickbird passeia ao redor da Terra a uma altura de 450 quilômetros. Sua capacidade de armazenamento de informações é de 128 gigabytes. Ao viajar a uma velocidade média de 25.560 quilômetros por hora, ele demora de um a três dias e meio para voltar ao mesmo ponto.

Satélite implacável 
O Quickbird fotografa a superfície terrestre com diferentes níveis de zoom e resoluções de imagem. Para locais muito procurados, como a Torre Eiffel, o satélite faz a foto a um quilômetro de distância, mas a impressão é como se estivesse a somente 60 metros.

Quebra-cabeças 
Depois de clicadas, as fotos são enviadas para antenas que retransmitem o material para os laboratórios. Lá, elas são montadas numa espécie de quebra-cabeça, e viram um arquivo gigante. 

Na sua tela
Uma vez no sistema do Google, usuários do mundo inteiro que baixaram grátis o Google Earth podem conferir o resultado.

Localize sua casa 
Digite o endereço com CEP na caixa de pesquisa Voar para e tecle enter. Nos resultados da pesquisa, clique duas vezes sobre o endereço. O Google Earth leva você até lá!

Visite cidades e florestas em 3D
Roma, na Itália, e a Floresta Amazônica são exemplos de lugares que dá para olhar em três dimensões! Outra coisa legal é ver imagens antigas do planeta e perceber como os locais mudaram ao longo do tempo. Como? Na barra de tarefas, clique no desenho do relógio (imagens históricas).

Faça a viagem dos sonhos
Monte sua lista e curta o passeio por vários pontos turísticos ao redor do mundo, como o nosso Cristo Redentor ou a Disneylândia. No caso de uma viagem virtual ao exterior, coloque o país ao lado, assim: “Disneylândia Estados Unidos”.

Divirta-se embaixo d’água
Você pode nadar nos oceanos e explorar terrenos submersos! Vá em Visualizar - Superfície da água; depois, no painel Camadas, marque Ocean. Dá até para ver o local onde o Titanic afundou!

Decole rumo às estrelas! 
Na barra de tarefas, clique no desenho do planeta e escolha por onde quer viajar. Na função Céu, você pode visitar astros e constelações, além de aprender noções de astronomia amadora. Na opção Lua, dá para explorar nosso satélite e ver modelos em 3D de espaçonaves que pousaram por lá. Se você escolher o modo Marte, vai conferir o mapa do nosso planeta-vermelho.





31/01/2017 - 07:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui