Curiosidades

Tudo sobre os dentes

Eles são superimportantes!

Mastiga, mastiga, mastiga!
Além de deixarem o sorriso de todo mundo bem mais legal, os dentes são fundamentais para que a alimentação do ser humano seja adequada. Quando comemos algo, o organismo precisa retirar os nutrientes desse alimento. Nesse processo, mastigar faz toda a diferença: os dentes quebram a comida em pequenos pedaços, facilitando a digestão e a absorção de vitaminas, minerais, entre outras substâncias.

Caiu!
Toda criança passa pela fase em que os dentes de leite caem – acontece, normalmente, por volta dos 5 ou 6 anos. Eles são temporários e têm o tamanho apropriado para a boca pequena desse momento da vida. Quando crescemos, dão lugar aos dentes permanentes, que se adaptam melhor ao tamanho que teremos na vida adulta. 

Sabia?
Por volta dos 18 anos, começam a surgir quatro novos dentes: os sisos. Eles nascem tarde porque demoram a se desenvolver dentro do osso. 

Cuide bem deles
Após cada refeição e antes de dormir, você já sabe o que fazer: usar fio dental e escovar os dentes. Mas você sabe como o creme dental age na sua boca? Ele tem duas funções principais: limpar os dentes, removendo a placa de bactérias que se acumula na região (essas bactérias podem causar as cáries), e ajudar na remineralização com o flúor (as bactérias produzem um ácido que retira o cálcio dos dentes e o flúor ajuda na reposição, deixando-os mais resistentes). 

Em detalhes

Coroa: parte superior do dente e a única visível. O formato da coroa determina a função do dente. Por exemplo: os da frente são mais afiados e servem para cortar.

Raiz: mantém o dente preso ao osso. Tem mais ou menos dois terços do tamanho do dente.

Esmalte: é a camada mais externa, além de ser o tecido mais duro de todo o corpo - mas pode ser danificado se você não cuidar bem dos dentes! 

Dentina: fica abaixo do esmalte. Se uma cárie atravessar o esmalte, atacará a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos que chegam diretamente à polpa do dente.

Polpa: tecido mole no centro do dente, onde ficam nervos e vasos sanguíneos. Se uma cárie atingir essa área, você sentirá dor.

Vários tipos

Os dentes são divididos em quatro categorias: 

Incisivos: são os afiados da frente (quatro superiores e quatro inferiores), usados para cortar os alimentos. 

Caninos: têm pontas mais agudas e rasgam os alimentos (dois superiores e dois inferiores). 

Pré-molares: são oito dentes (quatro superiores e quatro inferiores) com duas pontas na superfície para esmagar e moer os alimentos.  

Molares: com várias pontas, trituram a comida. São 12 dentes (seis superiores  e seis inferiores). 


CONSULTORIA: Andrea Mantesso (PROFESSORA da Faculdade de Odontologia da USP). Fonte: Colgate.



08/03/2017 - 07:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui