Curiosidades

Teatro Municipal de São Paulo

Cartão-postal da cidade

Quer assistir apresentações de corais, orquestras e peças e sentir como era São Paulo no século 20? O Teatro Municipal de São Paulo é o lugar certo! 

Lá do início
O Teatro Municipal de São Paulo, localizado no centro da cidade de São Paulo, surgiu como símbolo da elite paulistana que precisava de uma casa de espetáculos para receber grandes artistas da música lírica e do teatro. Com investimentos dos barões de café da época (homens ricos e influentes), o arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção do teatro em 1903 - foi inaugurado em 1911. 

Influência luxuosa
A construção foi influenciada pela Ópera de Paris (França), importante companhia de ópera. Por isso, o teatro tem traços da estética renascentista (valorizava a arte grega e romana) e barroca (com cores fortes e vivas). Em sua fachada e no interior, o teatro tem adornos e obras de arte, como bustos, medalhões, cristais, vitrais, afrescos, mosaicos e mármores. O edifício faz parte do Patrimônio Histórico da cidade desde 1981. 

Evento importante
O teatro foi cenário de um dos principais eventos da história das artes no país, a Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre 11 e 18 de fevereiro de 1922. 
A Semana de Arte Moderna foi um evento que reuniu um grupo de jovens artistas, entre eles, o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos e as pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, que tinha como principal objetivo questionar os valores da arte e da cultura (música, escultura, pintura, poesia e literatura) da época. 

Extensão do teatro
Construída em 2012, a Praça das Artes é um complexo cultural dedicado à música, dança, teatro e exposições que tem como objetivo ser uma extensão das atividades do Teatro Municipal. Lá é a sede da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo, além de abrigar grupos artísticos da Fundação Teatro Municipal de São Paulo. O complexo também está localizado no centro da cidade. 

Opções de visitação
As visitas guiadas do Teatro Municipal são gratuitas e acontecem de terça-feira a sábado (e também feriados!), em horários diferentes. Mas, se você não pode ir ao local, faça uma visita, com áudio guia no site: bit.ly/teatromsp


FONTE: SITE OFICIAL DO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

25/06/2017 - 15:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui