Curiosidades

SOS, etc., www... O que significam?

Siglas e expressões

Descubra a origem de expressões como etc., SOS, www, eureca...


Abracadabra
É provável que a origem tenha a ver com Abraxás, nome de um deus antigo – os seguidores dele tentavam unir todas as religiões em uma só. Com o tempo, o termo se uniu ao hebraico dabar, que quer dizer "palavra". Abraxasdabar seria, então, palavra de Deus. No fim, acabou ligado ao mágico.

Etc.
Quando você encontrar esse termo em um texto, deve ler assim: eticétera. A abreviação aparece quase sempre no final de uma frase que traz outras palavras em série e significa que a lista continua. Trata-se de uma expressão latina que significa "e outras coisas" ou "e o restante". Por ser uma abreviação, usamos sempre o ponto final após a palavra, mesmo que ela esteja entre aspas ou no meio da frase.

www
Essa sigla quer dizer World Wide Web (em português, Rede de Alcance Mundial), também conhecida como web. Ela apareceu em 1991, criada físico inglês Tim Berners-Lee, nos laboratórios da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, na Suíça. O www estabeleceu uma linguagem padrão para a publicação de informações na rede, permitindo maior integração entre computadores de diferentes partes do planeta.

Eureca!
É uma palavra de origem grega e significa encontrei, achei ou descobri. A expressão é atribuída ao matemático Arquimedes, que viveu por volta do ano 200 antes de Cristo e teria gritado “Eureca!” quando descobriu o peso específico dos corpos. Na língua portuguesa, a palavra só foi incorporada em 1899. Apesar de algumas pessoas a escreverem com k (eureka), o correto é com c mesmo.

Sete mares 
Esse termo era usado na Antiguidade para se referir a diferentes porções marítimas da Europa: Mar Jônico, Tirreno, Ligúrico, Adriático, Mediterrâneo, Egeu e Cretense. Com o passar dos séculos, a expressão foi usada para se referir aos oceanos, divididos em Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico. Hoje, o termo também serve para descrever um marinheiro que já navegou por todos os oceanos ou em todas as direções.

SOS
Acredite: essa sigla não quer dizer nada. A combinação de letras foi escolhida para indicar perigo por ser simples de ser transmitida via Código Morse – método para passar uma informação usando dois tons sonoros diferentes, em que cada letra é representada por uma sequência única de pontos e traços. No caso do SOS: três pontos (toques curtos) para o S e três traços (toques longos) para o O. Fácil de lembrar e de ser entendida, a sequência foi sugerida durante a segunda Conferência Radiotelegráfica de Berlim, em 1906.



25/06/2017 - 11:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui