Curiosidades

Soluço: dar susto resolve?

A tática de dar um susto em quem está com soluço pode dar uma força para resolver a situação, sim. É que o susto ajuda a interromper o ritmo estranho da respiração durante o soluço. Além disso, no momento em que você leva um susto, o corpo libera o hormônio adrenalina, que age sobre o diafragma (músculo responsável pelo movimento de encher e esvaziar os pulmões), fazendo com que ele pare de se contrair sem controle – é esse descontrole que cria o soluço.

Mas como o soluço começa?

Tudo tem início no diafragma, músculo que separa o abdômen do tórax e nos ajuda a respirar. Quando ele sofre uma contração ao mesmo tempo em que a glote (abertura que fica na garganta) se fecha, ficamos com soluço.

As causas mais comuns são: comer demais (fazendo com que o estômago fique maior), mudanças bruscas de temperatura ou ingerir bebidas gaseificadas, como refrigerantes. Ficar muito nervoso ou estressado também pode levar ao soluço.

Consultoria: Denise Bedoni (pediatra do Hospital Leforte), Ivonete S. e Silva (coordenadora do curso de Pós-graduação em Gastroenterologia da Faculdade IPEMED), Eliana Pinheiro (professora do Dep​artamento de Ciências Fisiológicas da UnB), Marilucia Picanço (pediatra especialista em saúde do adolescente e em saúde mental do Hospital Universitário da UnB) e Roberto F. Leoto (médico especialista em medicina de família).
Crédito de imagem: ShutterStock.

11/03/2018 - 19:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui