Curiosidades

Quem são os esquimós?

Devem passar um frio...

Os esquimós (ou inuit) são povos indígenas que habitam as regiões mais geladas do planeta, como Sibéria, Alasca e Groenlândia. Por lá, a temperatura chega a 45 graus Celsius negativos. Saiba como eles conseguem sobreviver com tanto frio!


Iglu de madeira
Nem sempre os esquimós vivem em casas feitas de blocos de gelo, os chamados iglus. Na maior parte do tempo, eles moram em casas feitas de madeira e com telhados inclinados para impedir o desabamento por causa do excesso de neve. 


Os reis dos esquimós 
As crianças são muito importantes para os esquimós. De acordo com suas crenças, os pequenos são reencarnações de seus antepassados. As mamães esquimós também são bem cuidadosas com os filhos e até carregam eles nas costas para que fiquem protegidos do vento frio. Em algumas comunidades, as crianças não vão à escola e aprendem tudo com seus pais.


Muita carne
Como é muito raro a existências de plantas nesses locais gelados, o cardápio dos esquimós é totalmente carnívoro. Eles caçam e pescam peixes, focas e até baleias. Normalmente, a carne é servida cozida. Se o combustível (feito de óleo de foca ou baleia) acabar, eles comem tudo cru mesmo. 


Ai, que frio!
Para se protegerem do frio intenso, os esquimós usam roupas feitas com pele de foca e forradas com pele de urso ou raposas. As botas também são produzidas com peles de animais para os pés ficarem bem quentinhos e não congelarem. 


Moradia temporária 
Durante invernos mais rigorosos, é comum os esquimós ficarem sem alimentos. Então, os homens saem de suas aldeias para caçar. Quando as expedições duram muitos dias, eles constroem iglus para servir de moradia temporária. Em suas viagens, eles são acompanhados de cães, usados tanto para ajudá-los na caça como para puxar trenós, seu principal meio de transporte.


Você sabia que... a palavra “esquimó” significa “comedor de carne crua”? Por isso, esse povo não gosta muito que os chamem assim. Eles preferem o termo “inuit”, que quer dizer habitantes de lugares gelados. 


FONTE: Revista Mundo Estranho (edição 128, agosto/2012). 

11/09/2017 - 18:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui