Curiosidades

Quem inventou o sorvete?

Tem mais de 4 mil anos

O sorvete surgiu na China, há 4 mil anos! Os chineses congelavam na neve uma sobremesa feita à base de leite e arroz. Mas só os ricos poderiam comê-la, pois o leite era um produto muito caro na época! Em 1271, quando os chineses faziam sorvete adicionando neve ao leite, o explorador Marco Polo em viagem à China se encantou com o gelado e o levou para a Itália.

No século 16, o cozinheiro Bernardo Buontalenti recriou o sorvete, deixando-o mais macio e mais parecido com o que comemos hoje. A primeira sorveteria surgiu em 1670, criada por Francisco Procópio, em Paris (França). Seis anos depois, já eram mais de 250 fabricantes de sorvete pelo mundo. 

Muitos sabores surgiram pelo mundo conforme a receita foi se popularizando. Os mais populares eram aqueles ligados às frutas, como morango e banana, mas muitos outros apareceram para atender a todos os públicos. O Japão sai na frente quando o assunto é sabores estranhos de sorvete. Lá você pode encontrar sorvetes sabor tinta de lula, gergelim e até sabor molho de soja!

Os Estados Unidos também têm sabores inusitados de sorvete, com restaurantes que oferecem a sobremesa sabor pizza, lagosta e até frango frito com waffles!


02/04/2017 - 16:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui