Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Quem inventou o avião?

Os brasileiros dizem que Santos Dumont inventou o avião, mas o mundo afirma que foram os irmãos Wright. Descubra!

Redação Publicado em 20/07/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Santos Dumont e Irmãos Wright - Wikimedia Commons
Santos Dumont e Irmãos Wright - Wikimedia Commons

Durante o final do século 19, muitas pessoas ao redor do mundo estavam fascinadas em voar, principalmente após a popularidade dos balões de ar. No entanto, diversos físicos da época afirmavam que a criação de uma máquina no qual você pudesse voar por distâncias inimagináveis seria completamente impossível.

Porém, isso não foi o suficiente para desanimar os entusiastas do voo. Um dos pioneiros foi o alemão Otto Lilienthal, que entre os anos de 1891 e 1896 criou alguns planadores que tiveram sucesso em seus experimentos. Contudo, o criador acabou falecendo em um de seus testes após o planador em questão perder força o levando diretamente para o chão.

Mas a história não parou por aí. Apesar da triste perda, dois irmãos dos Estados Unidos chamados Wilbur e Orville Wright se dispuseram a continuar os estudos de Lilienthal. Ambos então começaram a realizar algumas modificações no projeto inicial, incluindo a nova criação chamada “torção de asa”, capaz de permitir que o veículo gire em seu próprio eixo para conseguir realizar uma curva — assim como os pássaros.

Na mesma época, um outro apaixonado pelos ares se tornava uma celebridade ao redor do mundo: o brasileiro Santos Dumont. Ele se tornou famoso principalmente por criar formas que possibilitassem a direção de balões, e por ter conseguido dar a volta na Torre Eiffel, em Paris, no ano de 1901. Contudo, a criação de um instrumento mais pesado que um balão ainda não estava nos planos do criador.

avião
Santos Dummont dando a volta na Torre Eiffel, em 1901 / Crédito: Wikimedia Commons

Enquanto isso, os irmãos americanos continuavam a melhorar seu projeto, acrescentando um motor e realizando seus primeiros testes no planador que recebeu o nome de Flyer. Em 1903 eles realizaram sua primeira decolagem bem-sucedida, mas não foram muito longe. Foi apenas em 1905 que eles conseguiram ter mais controle de altura e direção, sustentando 39km durante os voos.

Os avanços dos Wright começaram a correr o mundo, onde muitas pessoas também decidiram tentar criar um veículo mais pesado que o ar e que conseguisse voar. Foi aí que Santos Dumont entrou na corrida e, em 1906, realizou o primeiro voo em sua invenção, o 14-bis. Ele conseguiu quebrar o primeiro recorde da história da aviação ao voar 220 metros sem encostar a aeronave no chão quando realizou uma pequena decolagem em Bagatelle, na França.

Devido à Europa ser mais avançada tecnologicamente do que os Estados Unidos na época, as invenções criadas por lá estavam conseguindo ter mais avanços que a dos irmãos. Por isso, em 1908, Willbour levou o Flyer para a terra concorrente e realizou algumas demonstrações que lhe deram o título de rei da aviação. Na ocasião, ele conseguiu levantar voo e fazer números oito no céu.


+Saiba mais sobre a História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM