Curiosidades

Quanto cabelo cresce em um ano?

E quanto cai?

Cada fio cresce aproximadamente 20 centímetros em 1 ano – fios mais grossos crescem apenas 10 centímetros. Cerca de 25.870 fios de cabelo caem da sua cabeçaMas nasce uma quantidade igual. 

Além de produzir cabelo, seu corpo está sempre trabalhando: sem parar, o coração bombeia sangue para todas as células, o cabelo cresce e cai, os pulmões se enchem de ar, os olhos piscam, os músculos se contraem... O organismo tem muito trabalho durante 1 ano!

Os olhos piscam cerca de 5.256.000 vezes e produzem cerca de 400 litros de lágrimas.

As células da pele se renovam entre 12 e 18 vezes. Nesse processo, cerca de 300 milhões de células se soltam e são trocadas por outras novinhas.

Inspiramos e expiramos 3,9 milhões de litros de ar – o suficiente para encher mais de 525 mil bolas de basquete!

Seu coração bate cerca de 47 milhões de vezes. Nas crianças, o ritmo das batidas é mais acelerado (e pode aumentar se você for agitado e gostar de correr muito).

As glândulas da boca produzem 370 litros de saliva. Esse líquido nos ajuda a engolir os alimentos e têm enzimas, substâncias que dão início à digestão.

Os músculos que movimentam os olhos se movem cerca de 3.650.000 vezes – eles trabalham até enquanto estamos dormindo!

Em 1 ano, surgem 3.650 novos fios nas sobrancelhas e cerca de 360 cílios novos. Esses pelinhos protegem os olhos e evitam que gotas de suor entrem neles.

Você fala entre 2 milhões e 3 milhões de palavras! Mas, se for muito tagarela, esse número pode ser bem maior.

Se não cortasse as unhas das mãos por 1 ano, elas cresceriam cerca de 3,6 centímetros. Já as dos pés, que são mais grossas, crescem mais devagar e aumentariam de 1 a 1,8 centímetro.

A medula óssea (tecido que preenche o interior dos ossos) produz cerca de 78 bilhões de glóbulos vermelhos (essas células transportam o oxigênio para as outras células do corpo).

Os rins filtram 65.700 litros de sangue para livrá-lo de impurezas que são eliminadas pelo xixi.

Em 1 ano, você ingere cerca de 730 litros de água e faz a mesma quantidade de xixi.

Se somar tudo o que anda em 1 ano, vai descobrir que caminhou cerca de 315 quilômetros!

Você passa cerca de 2.920 horas dormindo!

As glândulas sudoríparas são capazes de produzir até 4.380 litros de suor por ano. Se você pratica exercícios físicos, esse número será ainda maior.

 

CONSULTORIA: Carlos A. Navas (professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP), Élcio Sato (diretor do Banco de Olhos do Hospital São Paulo e médico da Unifesp) e Rubens Wajnsztejn (professor de Neurologia da Faculdade de Medicina do ABC).

12/08/2017 - 18:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui