Curiosidades

Quantas formigas o tamanduá come?

São milhares de formigas!

O tamanduá-bandeira, habitante dos seis biomas que formam nosso território (Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica, pampa, caatinga e cerrado), é capaz de comer até 30 mil insetos por dia, entre formigas e cupins.

Repare no tamanho do focinho do tamanduá-bandeira: ele é essencial para que o bicho consiga encontrar alimento, pois a visão e a audição do animal não são tão boas. Quando acha um formigueiro ou um cupinzeiro, o tamanduá escava o local usando as garras da frente e lança a língua fina e comprida para capturar a comida.

Essa espécie chega a pouco mais de 2 metros de comprimento e pesa até 45 quilos. A cauda tem pelos grossos e longos. As patas da frente são fortes e possuem quatro dedos com garras, enquanto as de trás têm cinco dedos e unhas mais curtas.

Animal ameaçado

Sabia que o tamanduá-bandeira corre o risco de não ser mais encontrado na natureza do Brasil? Ele entrará em extinção em nosso país se o comportamento do ser humano não mudar.

Algumas das principais ameaças ao tamanduá-bandeira são: desmatamento do habitat que ele habita, atropelamentos em estradas e envenenamento de formigas e cupins em áreas de plantio (ao se alimentar desses animais, o tamanduá-bandeira também fica doente).

Na América Central, onde também vive, o tamanduá-bandeira é o mamífero mais ameaçado de extinção. Ele já sumiu do território de Belize e Guatemala. Na América do Sul, não é mais encontrado no Uruguai.

Sem tempo ruim!
Apesar dos perigos que corre, esse animal se adapta a diversos tipos de vegetação e clima, mudando os próprios hábitos. Por exemplo: pode tanto ser um bicho diurno como ter hábitos noturnos.

A rotina dele depende da temperatura e da umidade do local onde vive. E sabia que, na hora de dormir, ele coloca a cauda sobre o corpo? Isso ajuda a conservar a temperatura do organismo.

Ficha do tamanduá-bandeira

Peso: 31 quilos, em média
Tamanho: até 1,2 metro de comprimento
Expectativa de vida: até 32 anos em cativeiro. Na natureza, não se sabe ao certo
Onde vive: América do Sul e Central


CONSULTORIA:
GUILHERME DOMENICHELLI (BIÓLOGO E AUTOR DOS LIVROS GIRAFA TEM TORCICOLO? E O RESGATE DA TARTARUGA - PANDA BOOKS).


08/08/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui