Curiosidades

Qual é o maior oceano do mundo?

Confira!

Ele abrange uma enorme área (entre América, Ásia e Oceania) e possui cerca da metade da água marinha do planeta! É o oceano Pacífico, que, apesar da grandiosidade, recebeu esse nome por ter águas calmas.

169 milhões: área do oceano Pacífico em quilômetros quadrados (quase 20 vezes a área do Brasil)!

Pacífico foi a palavra usada pelo explorador espanhol Vasco de Balboa (o primeiro europeu a avistar a oceano, em 1513) para descrever,
em uma carta ao rei da Espanha, as águas tranquilas que viu. Mais tarde, em 1520, durante uma viagem do português Fernão de Magalhães (o primeiro a atravessar o Pacífico), o oceano ganhou de vez o nome.

Nesse oceano fica o ponto mais fundo conhecido de todos os mares: a fossa das Marianas, perto das Ilhas Marianas, 11.034 metros abaixo do nível do mar. Trata-se de uma rachadura submarina com, em média, 70 quilômetros de largura. Nas profundezas, sobrevivem apenas seres que se adaptam a alta pressão da água, como bactérias e alguns crustáceos e moluscos.

De acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes, a temperatura mais alta já registrada em um oceano foi no Pacífico: nada menos que 404 graus Celsius! O recorde foi medido a cerca de 2 mil metros de profundidade, a 480 metros da costa oeste dos Estados Unidos, perto de uma fonte hidrotermal – lugar em que o magma vulcânico fica próximo do fundo do oceano, aquecendo a água.

Aproveite para saber mais sobre os outros oceanos da Terra!

Oceano Índico
Apesar de perder em tamanho para o Pacífico e para o Atlântico, o Oceano Índico tem ondas com cerca de 30 metros de altura! Ele fica a leste da África, ao sul da Ásia, a oeste da Oceania e ao norte da Antártida – e banha 38 países.

Existem vários mares dentro do Oceano Índico. Os mais famosos são o Mar Vermelho, o Golfo Pérsico, o Golfo de Aden, o Mar da Arábia e o Canal de Moçambique.

Mas você sabe a diferença entre mar e oceano? Oceanos são porções extensas de água profunda, que passam por continentes. Já mares são menores, passam por países, tem águas mais rasas e sempre se ligam a um oceano.

75 milhões: área do Oceano Índico em quilômetros quadrados (cerca de 10 vezes a área da Austrália)!

Oceano Atlântico
Segundo maior do mundo (perde apenas para o Pacífico), fica entre a Europa e a África (a leste) e a América (a oeste), banhando o litoral do Brasil. O nome vem de Atlas, filho de Netuno – na mitologia romano, Netuno era o deus dos mares.

Fica no Atlântico uma das regiões mais misteriosas do planeta: o Triângulo das Bermudas. Vários barcos e aviões já sumiram por lá! Trata-se de uma área perto do Caribe, demarcada por três pontas: o sul da Flórida, Porto Rico e as ilhas Bermudas. Para os cientistas, o que causa desastres são tempestades e abismos submarinos,
como a fossa de Porto Rico, com 8.648 metros de profundidade.

106 milhões: área do Oceano Atlântico em quilômetros quadrados (cerca de 11 vezes a área dos Estados Unidos)!

Oceano Antártico
Ele cerca o continente antártico (por isso o nome), é o penúltimo em tamanho e se forma com as águas mais ao sul dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico (há pesquisadores que defendem a ideia que ele não seria um oceano, mas uma parte dos outros três).

Também chamado de Oceano Austral, possui
áreas congeladas, em camadas que chegam a 1,2 metro de gelo. A parte congelada é superficial (por baixo há água), porque o gelo funciona como um tipo de cobertor, impedindo que o líquido mais ao fundo congele também.

Nos oceanos, a água só vira gelo a partir de 1,8 grau Celsius negativo. Em águas doces, como rios e lagos, o congelamento rola a partir de 0 grau Celsius. A diferença se deve ao sal, que reduz a temperatura necessária para o congelamento.

22 milhões:
área do Oceano Antártico em quilômetros quadrados (cerca de oito vezes a área da Argentina)!

Oceano Ártico
Menor oceano entre os cinco existentes na Terra, fica no extremo norte do planeta. Ele é quase todo formado por uma calota (superfície esférica) de gelo, feita de água salgada.

O Ártico está sob a constelação (conjunto de estrelas) da Ursa Menor. Daí vem o nome: em grego, a palavra arctos significa urso.
Os limites desse oceano são: o estreito de Bering (entre o Alasca e a Rússia); as ilhas ao norte do Canadá; a Groenlândia e o arquipélago de Svalbard; e a abertura para o Mar de Barents (entre Svalbard e a Noruega).

Apesar de, fora da água, a temperatura no Ártico chegar a 60 graus Celsius negativos, a calota de gelo mantém a temperatura da água em torno de 0 grau Celsius, com pouca variação.

14 milhões:
área do Oceano Ártico em quilômetros quadrados (cerca de oito vezes a área do Alasca)!


Consultoria: Ana A. Lavenère-Wanderley (professora de Oceanografia Geológica da UESC),
Catherine G. Ribeiro (doutoranda em Oceanografia Biológica na USP), Claudio Egler (professor do Departamento de Geografia da UFRJ), Edmo Campos (especialista em Oceanografia Física da USP), Mariana C. Cussioli (mestre em oceanografia geológica pela USP) e Paulo Sumida (professor de Oceanografia do Instituto Oceanográfico da USP).


04/08/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui