Curiosidades

Prepare sua raquete!

Usada em vários esportes

Tênis
Nesse esporte, a raquete tem aro em formato oval e o cabo é médio – ela pesa cerca de 300 gramas e é feita de alumínio. É possível jogar sozinho ou em duplas. O tenista marca pontos fazendo a bola bater mais de uma vez no chão da área adversária – ou se o rival jogar a bola para fora das linhas da quadra ou não conseguir passar a bola para o outro lado da rede. O jogo é dividido em games e sets. O game é o conjunto de pontos (15-30-40) e um set é o conjunto de seis games. Quem ganhar dois sets é o vencedor da partida.


Tênis de mesa
A raquete é feita de madeira e coberta por borracha, que deve ser vermelha de um lado e preta do outro. Tudo acontece em uma mesa com 2,74 metros de comprimento e 1,45 metro de largura. No meio, a rede possui 15,25 centímetros de altura. As regras são parecidas com as do tênis: o jogador marca ponto quando o adversário não consegue rebater a bola ou joga a bola direto para fora da mesa. Cada set vai até 11 pontos. As partidas podem ter cinco ou sete sets.



Badminton
Feita de aço ou alumínio, a raquete tem cabo mais fino e comprido do que nos outros esportes, e o aro menor - pesa de 85 a 110 gramas. O badminton acontece em uma quadra parecida com a do tênis, mas a bola é trocada por um tipo de peteca, chamada de volante. O objetivo é fazer com que a peteca toque o chão do campo adversário, passando por cima da rede. Se ela sair limites da quadra, o ponto é do adversário. Cada partida é formada por três games de 21 pontos.


Squash
Parecida com a raquete do tênis, a do squash é mais leve e tem o aro menor, em formato de gota. O esporte é disputado em uma quadra fechada por quatro paredes – uma delas deve ser de vidro. Em competições oficiais, as quatro paredes devem ser de vidro. Na parede da frente há duas linhas, representando a rede do tênis, e uma linha marcando a área que não faz parte do jogo. O objetivo é rebater a bola para alguma das paredes, sem deixar que ela toque mais de uma vez no chão. Ocorrem cinco games – cada game vai até 11 pontos.


Raquetebol
Usa raquete leve e em formato de gota, com cabo pequeno e cordão que é preso ao pulso do atleta. As regras são muito parecidas com as do squash: também é disputado em uma quadra fechada por quatro paredes. O objetivo é rebater a bola e evitar que ela toque duas vezes no chão. A diferença é que, no raquetebol, a bola também pode ser rebatida para o teto. O jogo é disputado em dois sets, cada um valendo 15 pontos. Se houver empate de sets, um terceiro é disputado.



Cada um com a sua bola!

Tênis: é feita de borracha e revestida de feltro amarelo. Deve pesar entre 56 e 58 gramas e ter diâmetro de 6,35 a 6,67 centímetros.

Tênis de mesa: branca ou laranja, é feita de plástico e tem 4 centímetros de diâmetro. 

Squash e raquetebol: a bola é preta ou branca, oca e feita de borracha.

Badminton: a peteca, ou volante, é formada por um pequeno peso de chumbo e 16 penas de ganso. Costuma pesar entre 4,74 e 5,5 gramas.


FONTES: CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS (CBT), CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA (CBTM), CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BADMINTON (CBBd) E CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SQUASH (CBS).

03/04/2017 - 18:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui